Notícia

EJUS inicia aulas do curso de Execução Criminal
09/11/2016

    Com 751 inscritos, teve início hoje (9) o Curso de Execução Criminal da Escola Judicial dos Servidores (EJUS), ministrado pelo assistente jurídico do TJSP e professor Fábio Gallinaro, com a coordenação dos servidores Walter Salles Mendes e Miguel da Costa Santos. 
    Composto por quatro aulas, esta é a primeira edição do curso, que tem como objetivo propiciar estudos sobre a Execução Criminal à luz da legislação, da doutrina e da jurisprudência, buscando facilitar e permitir a interpretação e o entendimento da teoria e sua aplicação na prática cartorária.
    Na abertura dos trabalhos, Miguel Santos destacou que o curso tem como intuito, entre outros, “ser um momento de diálogo entre servidores e o professor, pois é dessa forma que o processo de ensino-aprendizagem se desenvolve de maneira mais eficaz”.
    Fábio Gallinaro discorreu, inicialmente, sobre os conceitos e tópicos introdutórios à matéria, ressaltando a relevância da discussão para a efetividade dos comandos judiciais. “Precisamos da Execução Penal para que possamos executar a pena privativa de liberdade, a pena restritiva de direitos e a pena de multa”, ressaltando, também, que o assunto é de extrema importância não somente no âmbito de discussão acadêmica ou institucional, mas à sociedade.
    Foram abordados ainda os temas princípios; objeto da execução; regimes de cumprimento de pena; classificação dos condenados e a individualização da pena; direitos e deveres do condenado; assistência material; assistência à saúde; assistência jurídica; assistência educacional; assistência social; assistência religiosa; trabalho interno e externo; disciplina; órgãos da execução penal e estabelecimentos penais.        

    Comunicação Social TJSP – FB (texto e fotos)       
    imprensatj@tjsp.jus.br

O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP