Notícia

EJUS e Nuapsi promovem palestra em São José do Rio Preto sobre inteligência emocional nas finanças
13/08/2024

A Escola Judicial dos Servidores (EJUS), em parceria com o Núcleo de Atendimento Psicossocial aos Magistrados e Funcionários do Tribunal de Justiça (Nuapsi), realizou na sexta-feira (9) a palestra Inteligência emocional nas finanças no Fórum Central de São José do Rio Preto. A exposição foi ministrada pela orientadora financeira da Fundação da Fraternidade Judiciária Cristiane Regina Perfídio Maeda.

O evento foi mediado pelo juiz Paulo Sérgio Romero Vicente Rodrigues, coordenador do evento e da unidade do Nuapsi – Serviço Psicossocial Clínico em São José do Rio Preto, e teve a participação das assistentes sociais judiciárias Paula Nathalia Galindo da Costa e Simei da Silva.

Cristiane Maeda iniciou a palestra com estudos sobre a distinção entre as partes da razão e da emoção do cérebro humano e como cada escolha pode afetar o consumo. Ela pediu para os participantes refletirem sobre suas vidas financeiras e alertou que decisões tomadas levando em consideração o lado emocional podem complicar a situação financeira pessoal. Explicou conceitos usados no marketing para incentivar o consumo, como o “comportamento de manada” em que seres humanos tomam decisões apenas para seguir outras pessoas e o neuromarketing, que usa técnicas de pesquisa avançadas para entender as reações dos consumidores.

A palestrante afirmou que as pessoas precisam mudar de comportamento para se livrar de possíveis problemas financeiros e deu dicas de como podem limitar o “bombardeamento de estímulos” para evitar gastos desnecessários. “Se você não está emocionalmente equilibrado, tem que colocar limitadores na sua vida, como desinstalar aplicativos de consumo do seu celular”, disse Cristiane Maeda, que também sugeriu planilhas de gastos e um diagnóstico objetivo dos sonhos para reorganizar a vida financeira.

 

RL (texto) / Núcleo de São José do Rio Preto (fotos)

O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP