Notícia

4ª Semana da Contabilidade do TJSP é concluída
27/09/2024

A Escola Judicial dos Servidores (EJUS) e a Secretaria de Orçamento e Finanças (SOF) do Tribunal de Justiça de São Paulo, em parceria com o Governo do Estado, o Conselho Regional de Contabilidade (CRC-SP) e o Tribunal de Contas da União (TCU), realizaram, de 23 a 26 de setembro, a quarta edição da Semana da Contabilidade. Com 877 participantes certificados nos quatro dias, o evento teve exposições sobre orçamento responsável e sustentabilidade, reforma tributária, inovações no setor público e inteligência artificial.

A abertura foi realizada presencialmente no Salão do Juri do Palácio da Justiça, sob a condução do presidente do TJSP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, e a presença dos demais integrantes do Conselho Superior da Magistratura, entre outras autoridades e servidores. A palestra inaugural, “Orçamento responsável e sustentabilidade – os desafios na gestão de recursos públicos”, foi proferida pelo secretário estadual da Fazenda e Planejamento, Samuel Kinoshita.

Os encontros seguintes foram promovidos on-line. Na terça-feira (24), o tema foi “Reforma tributária – principais mudanças na contabilidade”, exposto pela contadora e administradora de empresas Lilian Carla da Silva. O evento teve a participação do conselheiro do CRC-SP Marcelo Viaro Berloffa, que ponderou que a reforma tributária passará por um período desafiador durante a transição até a implementação completa, mas haverá diversos benefícios. “A reforma teve como objetivos reparar inconsistências tributárias e trazer benfeitorias a toda população, com um novo sistema”, afirmou.

Lilian Carla da Silva fez um breve histórico sobre o contexto da Emenda Constitucional nº 132/23 que possibilitou a alteração do sistema tributário, mas lembrou que muitos itens ainda são debatidos no Senado por meio dos projetos de lei complementar 68/24 e 108/24. Ela citou aspectos positivos, como o fim da guerra fiscal entre os estados, a diminuição das alíquotas e a devolução de tributos no formato cashback a consumidores de baixa renda. Acrescentou que a transição da reforma deverá durar até 2032, o que possibilitará maior compreensão da população e dos profissionais de contabilidade. “Vamos trabalhar de forma preventiva e ficar atentos a novas teses e jurisprudências. Os contadores terão mais demandas, mas existirão novas oportunidades”, disse.

No dia seguinte, o diretor de Auditoria de Ações Estratégicas do TCU, Ricardo Akl, falou sobre as inovações no setor público. Ele afirmou que o mundo está vivendo uma nova revolução com o advento da inteligência artificial e de outras ferramentas digitais e que é possível o setor público se transformar para oferecer melhores serviços à população, sendo necessário, para isso, que os integrantes das instituições sejam constantemente estimulados a usar as novas tecnologias e entender mudanças da sociedade. “A adesão às novas tecnologias não pode mais ficar restrita ao setor de TI. Precisamos estimular a inovação em todos os setores da administração pública”, concluiu.

Ontem (26), o advogado Ronaldo Lemos discorreu sobre as aplicações atuais e perspectivas da inteligência artificial e principais desafios. Ele citou SamAltman, cofundador da empresa responsável pelo ChatGPT, para quem a IA é a nova eletricidade e estará em toda parte, nos mais diversos objetos. Destacou preocupações, como o impacto ambiental, diante da previsão de que daqui a cinco anos a IA utilizará cerca de 4,8% da energia do planeta; o vazamento de dados, força-motriz da IA; e a dificuldade crescente para se distinguir o que é real. “A IA é poderosa, há muitas ferramentas disponíveis e a melhor forma de aprender a usar é usando. É preciso ter cuidado e ética, mas ela pode facilitar muito a vida do empreendedor e do serviço público”, ressaltou, frisando que o Poder Judiciário é setor público mais avançado em IA no país e que ela pode ser muito relevante, porque o Judiciário trabalha com a linguagem.

O encerramento foi feito pela secretária da SOF, Ana Cláudia de Oliveira Lopes, que agradeceu a todos e ressaltou o aprendizado proporcionado pela Semana. Também participaram dos trabalhos o presidente do CRC-SP, João Carlos Castilho Garcia; e os servidores da SOF Dario Batista Scodeler, Fabiana de Oliveira Duarte e Whellen da Silva e Silva, integrantes da coordenação do evento.

 

RL e MA (texto) / MB (Reprodução)

imprensatj@tjsp.jus.br 

O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP