Essa é a 10ª reunião de trabalho do ano, ocasião em que a Presidência do TJSP expõe realizações e projetos em andamento visando à melhoria dos trabalhos forenses
O Foro Regional III de Santo Amaro, nesta segunda-feira (17), teve uma manhã agitada. Das 10 às 11 horas, o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ivan Sartori, reuniu-se com os magistrados que lá atuam. Depois disso, foi a vez de os servidores ouvirem e conversarem com o presidente sobre questões administrativas, funcionais etc.
Na reunião de trabalho do projeto Administração Participativa da 1ª Região Administrativa Judiciária do FR de Santo Amaro, o presidente Sartori foi recepcionado pela juíza diretora do fórum, Lidia Maria Andrade Conceição (5ª Vara da Família e das Sucessões), e pelo juiz diretor da 1ª RAJ, Homero Maion.
Neste ano, essas reuniões já aconteceram em Franca (22/2), no FR I – Santana (26/2), Registro (8/3), Barretos (22/3), São Bernardo do Campo (2/4), Assis (12/4), FR III – Jabaquara (30/4), Jaú (17/5) e Foros Regionais IV – Lapa e XII – Nossa Senhora do Ó (28/5). A próxima será no FR V – São Miguel Paulista e FR VIII – Itaquera no dia 25 deste mês.
Um dos assuntos mais esperados pelos servidores e magistrados era a disponibilização de prédios para ampliar o atendimento e melhor atender a população da região para mais dois Foros Regionais na Zona Sul: M’Boi Mirim e Capela do Socorro. Segundo o presidente, na próxima quinta-feira, está marcada uma reunião para acertar questões relativas à desapropriação.
Em ambas as reuniões, o presidente expôs a situação do Tribunal de Justiça e comparou a administração com a das diretorias de fóruns. “Antigamente não dávamos muito valor a esse trabalho de gestão e ele é de fundamental importância”, disse. Outra questão levantada, tanto na reunião de magistrados como na dos servidores, foi a falta de espaço físico no Judiciário de Santo Amaro (e hoje houve o anúncio de que novo prédio será alugado para abrigar os serviços dos dois prédios do fórum). Vários outros temas foram tratados: reacomodação de salas para o Ministério Público nos fóruns, admissão de servidores, orçamento, mudanças que os investimentos na informática trarão em curto prazo para o Tribunal de Justiça e usuários, reformas e construções de prédios e horário de atendimento nos fóruns.
Com os servidores, o presidente enfatizou o combate ao assédio moral e a necessidade de uso das apostilas do Centro de Treinamento e Apoio ao Servidor (Cetra) e da necessidade de os servidores participarem dos cursos de atualização. Além desses temas, falou também sobre o pagamento de férias e licença-prêmio e da reposição de servidores em Santo Amaro (fato que se concretizará com a posse dos aprovados no último concurso). Outra boa notícia para o Judiciário de Santo Amaro foi a determinação para a instalação, o mais rápido possível, de um posto médico no local.
Ainda na reunião dos funcionários, o presidente Sartori entregou à oficial de Justiça Regina Paula de Toledo Magalhães, hoje lotada na Central Administrativa de Distribuição de Mandados, mas que já é funcionária desde 1977 e é a mais antiga de Santo Amaro, uma camiseta da campanha “Doar é Legal – A Vida é Recarregável”, o relatório de gestão 2012 e uma cartilha do WikiTJ – a mais nova ferramenta de integração do Tribunal de Justiça. “Com esse ato simbólico, a Presidência agradece a todos os servidores que atuam em Santo Amaro”, disse ele. Ao término, o presidente foi agraciado com uma placa entregue pelo servidor da administração Marcelo Costa de Souza e com um quadro, com a pintura feita por Sirlene, filha de outro servidor da administração. Foi o orgulhoso pai, Haroldo de Oliveira, quem entregou a obra de arte ao presidente Sartori.
Pouco antes da conversa com os servidores, a coordenadora do Comitê de Ação Social e Cidadania do TJSP apresentou as campanhas do CASC, com ênfase no “Doar é Legal - A Vida é Recarregável".
Na reunião de trabalho do FR de Santo Amaro estavam também o presidente do Instituto Paulista de Magistrados, juiz Jayme Martins de Oliveira Neto, os juízes assessores da Presidência Guilherme de Macedo Soares, Marcelo Lopes Theodosio e Marcus Vinicius Rios Gonçalves, o chefe de gabinete Tarcisio dos Santos e o secretário da Presidência Kauy Carlos Lopérgolo de Aguiar.
Comunicação Social TJSP – RS (texto) / AC (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br