Notícia

TJSP promove palestra Terapia do Riso: Aprenda a Rir de Si Mesmo
23/06/2015

    O Tribunal de Justiça de São Paulo promoveu hoje (23), por meio da Coordenadoria de Apoio aos Servidores (Caps) e da Escola Judicial dos Servidores (EJUS), a palestra Terapia do Riso: Aprenda a Rir de Si Mesmo, com a especialista em programação neurolinguística, Ivone Engelmann.
    O evento reuniu 229 servidores e magistrados no Fórum João Mendes Júnior e foi transmitido para outros 1.473 participantes, em 185 comarcas, que acompanharam pela modalidade online.
    Professora de química e física há 34 anos, Engelmann percebeu que, quando seus alunos estavam motivados, eles aprendiam com mais facilidade. “Por isso é tão importante trabalhar a autoestima. É preciso aprender a rir de si mesmo. Quando fazemos isso, nosso cérebro libera um neurotransmissor chamado endorfina, que resgata a saúde mental e eleva nossa autoestima”, disse.
    De acordo com ela, um simples exame de consciência nos ajuda a aprender a rir em situações comuns do cotidiano. “Quando a gente assume que viver é pagar mico, criamos dias mais felizes. Se importe menos com problemas pequenos, reveja o significado de cada um deles no seu dia a dia. Seria mesmo um problema? Limpe gavetas e armários, trabalhe o desapego. Esse é um excelente exercício! Não viemos aqui para rir dos defeitos do outros, e sim de nós mesmos. A palestra por si só não muda ninguém. Eu queria ter o poder da palavra de tal forma que todos saíssem transformados daqui. Mas infelizmente não é assim, você precisa pescar seu peixe”, concluiu.
    Com brincadeiras e músicas para interagir com o público, Ivone Engelmann deixou o recado de não levar a vida tão a sério, porque quem consegue rir de si mesmo tem diversão para a vida inteira.
    Ao final, o juiz assessor da Presidência, Ricardo Felício Scaff, entregou um certificado de participação à convidada como forma de agradecimento.

    Comunicação Social TJSP – AG (texto) / RL (fotos)
    imprensatj@tjsp.jus.br

O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP