Notícia

EJUS inicia curso ‘Introdução à Justiça Restaurativa’
16/09/2015

    A Escola Judicial dos Servidores (EJUS) deu início ao curso Introdução à Justiça Restaurativa no último dia 11, com palestras dos juízes Egberto de Almeida Penido, coordenador do curso e da área de Justiça Restaurativa da Coordenadoria da Infância e Juventude do TJSP (CIJ); e Marcelo Nalesso Salmaso, membro do Grupo Gestor da Justiça Restaurativa da CIJ e coordenador do Núcleo da Justiça Restaurativa da Comarca de Tatuí. O evento contou com a participação do juiz assessor da Corregedoria Geral da Justiça, Paulo Roberto Fadigas Cesar. O objetivo é capacitar servidores para atuarem como facilitadores restaurativos.
    Na aula inaugural, os participantes foram acomodados em círculo, como ocorre no trabalho da Justiça Restaurativa. É utilizado o “bastão da fala”, objeto que, na chamada Cultura da Paz, reserva ao detentor o direito discursivo, em uma dimensão equitativa de distribuição do poder que privilegia a horizontalidade das relações coletivas. “Lidamos com a aprendizagem de uma tecnologia social que trabalha profundamente a mudança cultural. Nessa metodologia, teremos uma formação prática, e essa é a razão pela qual o curso é presencial”, anunciou Egberto Penido.
    Marcelo Salmaso também ressaltou a importância das mudanças de paradigmas na busca da justiça. “Cheguei à conclusão que o sistema em que vivemos, movimentado por interesses, como toda sociedade, vem nos sobrecarregando com informações e tecnologia, justamente para que atuemos cada vez mais como autômatos e não tenhamos tempo para pensarmos suas falhas. Daí a importância de estarmos aqui e refletirmos em tudo isso que vivemos”.
    Paulo Fadigas manifestou descrença na chamada Justiça retributiva, e sustentou a ineficácia da aplicação do modelo na área da Infância e Juventude. “O lado bom dessa atividade desafiadora é que a gente não tem mais como apostar no ‘mais do mesmo’, porque sabemos que, em grande parte, nós somos a causa do problema, e não a solução. Para mudar, temos que mudar nós mesmos, incorporar novos conceitos.”

    Comunicação Social TJSP – ER (texto e foto)
    imprensatj@tjsp.jus.br

O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP