Notícia

Tribunal de Justiça promove palestra sobre a importância da literatura no cotidiano das pessoas
18/09/2015

    A coordenadoria de Apoio aos Servidores (Caps) do Tribunal de Justiça de São Paulo realizou hoje (18), com o apoio da Escola Judicial dos Servidores (EJUS), a palestra Literatura Pra Quê? A Importância da Leitura em Nosso Cotidiano, ministrada pelo professor e escritor Antonio Geraldo Figueiredo Ferreira, apontado como um dos grandes nomes da literatura contemporânea.
    A palestra reuniu 273 magistrados e servidores no Fórum João Mendes Júnior e foi transmitida a outros 1.087 participantes, que acompanharam pela modalidade online.
    A abertura ficou a cargo da juíza assessora da Presidência, Maria Fernanda de Toledo Rodovalho, que explicou o motivo de trazer a literatura para o dia a dia das pessoas. “A intenção é mostrar que o cotidiano pode ser maior que o exercício de pequenas atividades. Acho isso encantador”, disse.
    Antonio Geraldo Figueiredo Ferreira falou sobre o fato de ser escritor e professor de redação, e ainda sobre a vida de comerciante em uma cidade de 20 mil habitantes. Ele propôs que o público fizesse uma reflexão sobre alta literatura e literatura comercial. “A verdadeira literatura ecoa dentro da gente de uma forma diferente, ao contrário de um passatempo qualquer. Arte não é alegria o tempo inteiro, também serve para sofrer ou para aprender o porquê desse sentimento. A grande literatura chacoalha, funciona como vida”, explicou.
    Ele também falou sobre os limites entre a língua falada e a escrita, entre o erudito e o popular, e leu – tomado de emoção – uma de suas obras infantis, O Amor Pega Feito Um Bocejo, encantando todos os presentes.
    Ao final, o convidado recebeu um certificado de participação do TJSP, foi muito elogiado pelos participantes, esclareceu dúvidas e sorteou algumas de suas obras.

    Comunicação Social TJSP – AG (texto) / RL (fotos)
    imprensatj@tjsp.jus.br

O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP