A Secretaria da Área da Saúde (SAS) promoveu hoje (29), com apoio da Escola Judicial dos Servidores (EJUS), o programa Cuide de Seu Coração – A Saúde do Coração Muito Além dos Alimentos.
A palestrante foi Thaís Reis de Leão, nutricionista do Instituto do Coração (Incor), graduada pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduada em nutrição clínica pelo Grupo de Apoio de Nutrição Enteral e Parenteral (Ganep). Especialista no tratamento de transtornos alimentares pelo Programa de Transtornos Alimentares do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (Ambulim), é autora do blog“Fome de Quê?”.
A convidada iniciou a palestra recordando que a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu o dia 29 de setembro como o ‘Dia Mundial do Coração’, a fim de alertar as pessoas sobre os cuidados com o órgão. “As doenças cardiovasculares são as principais causas de mortes no Brasil e no mundo”, afirmou.
A nutricionista esclareceu que “a hipertensão, quando não controlada, provoca lesões na aorta, ao sobrecarregar o coração”. “Nessas situações”, disse, “o paciente pode desenvolver insuficiência cardíaca, quando o órgão aumenta de tamanho por conta da pressão nos vasos, e o infarto de miocárdio, que se manifesta quando o coração perde irrigação sanguínea”.
Ela afirmou que, para termos boa saúde, é preciso aumentar o consumo de alimentos naturais, como frutas, legumes e verduras, além de beber bastante água e praticar atividades físicas.
Thaís Leão orientou que devemos buscar uma alimentação in natura, reduzir a quantidade de óleos, gorduras, sal e açúcar, bem como optar por temperos naturais e limitar o consumo de produtos processados. “Precisamos priorizar as compras de alimentos saudáveis, comer devagar e apreciar os alimentos. Devemos desembrulhar menos e descascar mais”, concluiu.
Durante a palestra os participantes esclareceram dúvidas sobre o assunto e debateram com a palestrante. Ao final, a nutricionista recebeu da diretora de Assistência e Promoção de Saúde, Andréa Cristina Menezes, certificado do TJSP.
Estavam presentes o desembargador Louri Geraldo Barbiero e o coordenador de Apoio Administrativo aos Eventos de Promoção de Saúde, Marcelo Angotti. A palestra foi acompanhada por 110 pessoas no auditório e 516 inscritos na modalidade a distância.
Comunicação Social TJSP – SO (texto) / RL (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br