A Escola Judicial dos Servidores do Tribunal de Justiça (EJUS) e a Coordenadoria de Apoio aos Servidores (CAPS) realizaram hoje (7) a palestra Coaching e autorresponsabilidade para acelerar resultados. O evento, realizado na Sala do Servidor do Fórum João Mendes, teve como palestrantes Raquel de Oliveira Fonseca Marcondes do Nascimento e Ivelise Fonseca de Matteu. Na abertura, a juíza Flavia Poyares Miranda agradeceu a presença das palestrantes e o trabalho da equipe organizadora. “Esta é uma oportunidade para compartilhar novas ideias”, afirmou.
Ivelise de Matteu é advogada, coach, professora na área de Direito e Relações Internacionais e escritora. Abordou o conceito de autorresponsabilidade, a “habilidade que o indivíduo desenvolve de reconhecer seus atos e de assumir suas consequências, entendendo que são resultados de suas próprias escolhas e ações”. Falou aos participantes sobre a importância de não culpar os outros por nossas condutas. “Não podemos nos vitimizar diante das circunstâncias, mas, sim, saber quem somos, de onde viemos e para onde vamos, para direcionar nossas metas”, afirmou.
Raquel de Oliveira Fonseca Marcondes do Nascimento – formada em Direito; analista comportamental; coach; escritora e empresária – salientou que a autorresponsabilidade leva à reflexão sobre como empreender sobre si mesmo e como isso pode mudar a vida do indivíduo. “Devemos transformar atitudes e quebrar ciclos de insatisfação, e tudo deve começar com a força do pensamento”, declarou. Ela também enfatizou que as pessoas devem descobrir e eliminar seus “sabotadores”, entre eles a falta de foco, a preguiça e o medo.
O professor Douglas de Matteu foi convidado a abordar o conceito de coaching. Ele explicou que se trata de um processo de desenvolvimento humano pautado em diversas técnicas para auxiliar as pessoas a alcançar suas metas e vencer desafios. “A iniciativa é uma das características mais poderosas que a pessoa pode ter na vida”, comentou.
O evento contou com a presença de 193 servidores inscritos na modalidade presencial e 558 na modalidade online, além de alunos das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Ao final, os palestrantes responderam perguntas e sortearam livros.
Comunicação Social TJSP – VT (texto) / RL (foto)
imprensatj@tjsp.jus.br