A Coordenadoria de Apoio aos Servidores (CAPS), em parceria com a Escola Judicial dos Servidores (EJUS), promoveu nesta segunda-feira (26) a palestra “Inteligência Emocional Para Uma Vida Extraordinária”. Mais de 1 mil funcionários acompanharam o evento nos modos presencial e a distância. O desembargador Antonio Carlos Mathias Coltro, um dos responsáveis pela CAPS, participou do evento.
A palestrante foi Cássia Silva e Souza, sócia e diretora da Visão e Ação Consultoria Empresarial. Graduada em psicologia, possui certificado internacional em coaching pela Lambent do Brasil, concluiu MBA em Desenvolvimento de Pessoas na FGV e é autora de livros.
No começo de sua fala, a palestrante afirmou que, mesmo em um ambiente de trabalho cada vez mais tomado por máquinas e inteligência artificial, a forma como as pessoas se relacionam entre si continua a ser uma questão de suma importância. E isso envolve como cada um lida com suas emoções. “No trabalho, nós necessitamos ser emocionalmente inteligentes”, crava Souza.
Além das competências técnicas, para saber ser bem sucedido no ambiente de trabalho, o profissional precisa possuir competências comportamentais ou soft skills, como empatia, cortesia e trabalho em equipe. Entre elas, também está a inteligência emocional. “Você é contratado por uma competência técnica e se mantém por competências comportamentais”, explica a palestrante.
Segundo Souza, ter inteligência emocional significa lidar de maneira adequada com as emoções: “A questão não é eliminar as emoções, mas, sim, reconhecê-las e gerenciá-las, saber usá-las a favor e não contra nós”. Para isso, é necessário ter 5 componentes essenciais, que são autoconsciência, empatia, competência social , autorregulação e automotivação.
Ao final de sua fala, a palestrante respondeu a perguntas do público e recebeu um certificado pela participação entregue pelo desembargador Antonio Carlos Mathias Coltro.
Comunicação Social TJSP – AS (texto) / KS (foto)
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