A Escola Judicial dos Servidores (EJUS), em parceria com a Coordenadoria de Apoio aos Servidores (CAPS), promoveu nesta sexta-feira (24) a palestra “Ciência, Consciência e Relações Interpessoais no Ambiente de Trabalho”, no fórum João Mendes Junior. O evento contou com total de 1 mil inscritos em modos presencial e a distância.
O seminário foi apresentado pelo pós-graduado em Psicanálise Junguiana e Psicossomática, Fábio Cristofolete. A palestra teve como objetivo enfatizar a necessidade de relacionamentos e melhor comportamento no ambiente de trabalho. “O ser humano apresenta três necessidades essenciais em seu ambiente de trabalho, que são: o pertencimento ao local em que trabalha; a valorização de seu serviço; e o sucesso de alcançar o objetivo estabelecido”, explicou ele.
O professor também ressaltou que o desconforto no ambiente de trabalho pode acarretar doenças psicossomáticas, como ansiedade, estresse, depressão, fibromialgia e outras. Apresentando dados da organização Mundial de Saúde (OMS), o palestrante apontou que 9,3% da população brasileira sofre de ansiedade patológica, o que representa uma média três vezes maior do que a de outros países.
Ao refletir sobre quais as maneiras de se evitar ou tratar esses males, Cristofolete recomenda a meditação e a espiritualidade como importantes aliadas no controle de patologias ligadas ao emocional e concluiu: “Cuide de seus pensamentos, pois eles são responsáveis por suas emoções e sentimentos”.
Ao final do seminário o palestrante respondeu perguntas do público e recebeu o certificado de participação do CAPS.
Comunicação Social TJSP – JL (texto) / RL (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br