Notícia

Tribunal segue com programação da 1ª Semana da Acessibilidade
04/12/2019

O Tribunal de Justiça de São Paulo promoveu, nesta terça (3), a palestra “Acesso à Justiça e Inclusão – Atividade do Poder Público”, proferida pelo desembargador Antônio Mathias Coltro, coordenador da Área da Família e Sucessões da Escola Paulista da Magistratura (EPM) e da Coordenadoria de Apoio aos Servidores (Caps). Também hoje, data em que se comemora o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças, reuniu-se com a Comissão Permanente de Acessibilidade do TJSP. 

Palestra

O evento, que aconteceu no Fórum João Mendes Júnior, faz parte da programação 1ª Semana de Acessibilidade do Tribunal de Justiça de São Paulo, realizada pela Comissão de Acessibilidade do TJSP em parceria com a Caps e a Escola Judicial dos Servidores (EJUS). Cerca de 300 servidores participaram do evento de hoje nas modalidades presencial e a distância. A abertura da palestra contou com uma apresentação musical da servidora Angélica Cardoso Gama, que tem deficiência visual. Musicista profissional, a servidora foi apresentada pelo seu nome artístico, Lee Cardoso, e encantou o público com “Aquarela”, de Toquinho; e “Paciência”, de Lenine.

O desembargador Mathias Coltro abordou o Estatuto da Pessoa com Deficiência e citou o artigo 4º: toda pessoa com deficiência tem direito a igualdade de oportunidades como as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação. O magistrado também contou um pouco de sua história, que mudou consideravelmente aos 43 anos de idade, quando precisou fazer uso de uma bengala para se locomover. Para o desembargador, o pensamento que se deve ter a respeito das pessoas com deficiência é que ela também tem o direito de ser independente. “A independência é fundamental para a pessoa com deficiência e pode ser exercida de acordo com a limitação que possui e com as possibilidades que o Estado e as entidades constituídas lhe conferem. A deficiência não pode impedir a liberdade que todos têm de fazer as próprias escolhas”, afirmou.

Ao término da palestra, o magistrado respondeu às perguntas dos participantes e Lee Cardoso encerrou o evento cantando “Tempo perdido”, da banda Legião Urbana, e “Wave”, de Tom Jobim. Participaram do evento as juízas assessoras da Presidência Camila de Jesus Mello Gonçalves e Tatiana Magosso, além de servidores da Capital e do interior. 

Homenagem

O presidente Pereira Calças, reuniu-se, no Gabinete da Presidência, com a Comissão Permanente de Acessibilidade do TJSP. A reunião, marcada providencialmente para data em que se comemora o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, contou com a presença de magistrados e servidores integrantes da Comissão, além de secretários e diretores de diversas áreas do Tribunal de Justiça.  O presidente da Corte ressaltou seu orgulho pelo trabalho comprometido e competente que os servidores prestam ao Judiciário Paulista. O vice-presidente do TJSP, desembargador Artur Marques da Silva Filho, também congratulou os presentes pelo Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e pelas ações promovidas pelo grupo.

A juíza Paula Lopes Gomes, assessora da Presidência e componente da Comissão de Acessibilidade, saudou o presidente da Corte. “Em nome de toda a Comissão, gostaria de dizer ao nosso presidente que, nossa intenção é de, além da comemoração especial de hoje, aproveitar também a 1ª Semana de Acessibilidade realizada por este Tribunal, para homenageá-lo pelas iniciativas e ações que tivemos em sua gestão e pela oportunidade de desenvolver este trabalho com todo seu apoio.” Em seguida, a servidora Marina Alonso Guimarães e o servidor Carlos Renato Silva dos Reis, ambos com deficiência visual, entregaram uma placa em homenagem ao presidente Pereira Calças, oferecida pela Comissão de Acessibilidade, como símbolo de gratidão e reconhecimento ao magistrado, que abriu portas para a inclusão de pessoas com deficiência durante o biênio de sua Presidência. O texto estava escrito em português e em Braille.

Participaram da reunião o desembargador Luiz Fernando Salles Rossi; os juízes  assessores da Presidência Leandro Galluzzi dos Santos  e Camila de Jesus Mello Gonçalves (Gabinete Civil), Maria Rita Rebello Pinho Dias e  Paula Lopes Gomes (TGC), Ana Claudia Dabus Guimarães e Souza de Miguel e Tatiana Magosso (Recursos Humanos); o juiz André Luiz Rodrigo do Prado Norcia; a secretária da Presidência, Tatiana Aparecida Coelho Marchi; a secretária de Orçamento e Finanças, Elisa Mitsiko Matsuse; a secretária Gestão de Pessoas, Patrícia Maria Landi da Silva Bastos; o secretário de Tecnologia e Informação, Roberio Pinto Souza; a secretária da Magistratura, Rosana Barreira; a secretária Judiciária, Suliene Calefe dos Santos Chiconelli; a diretora de Planejamento Estratégico, Carmen Giadans Corbillon;  e diretor da Secretaria de Administração e Abastecimento Carlos Darwin de Mattos; e a coordenadora de Marketing, Carla Dazzi. Estiveram presentes também os integrantes e convidados da Comissão de Acessibilidade do TJSP: André de Faria Xavier; Ana Lucia Ferreira da Silva Machado; Alexandre Gomes Stervid; Angelica Sato Kobayashi; Alexsandro do Carmo; Danilo Roberto de Souza; Elisa Maria de Sousa Lima; Elizabete Gomes de Paula; Maria Luiza de Lucena Basso; Maria Luisa Thomaz; Rosana Fatima Anjos Moura; Ronaldo Gomes da Silva; Talita Pereira Messias e Vinicius de Carvalho Silva. 

 

Comunicação Social TJSP – JP/ TM (texto) / AC/KS (fotos)

imprensatj@tjsp.jus.br

O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP