O Tribunal de Justiça de São Paulo realizou, ontem (17), a palestra on-line "Como lidar com a organização do trabalho em casa". Idealizada pela Coordenadoria de Apoio aos Servidores (Caps), pela Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) e pela Escola Judicial dos Servidores (Ejus), a exposição foi feita pela psicóloga judiciária Nadia Cristina Oliveira, especialista em Direito Sistêmico, Psicofarmacologia e facilitadora em constelações familiares. Mais de 1500 pessoas, entre magistrados e servidores, acompanharam a palestra, que está está disponível para acesso na página da Caps, junto às demais palestras promovidas pelo setor.
"Se observarmos algumas dicas de organização e bom convívio, podemos transformar este momento diferente em uma rica oportunidade de crescimento pessoal", iniciou Nádia Oliveira, convidando os participantes a observarem o ambiente de trabalho ao redor, a organização da mesa e objetos necessários ao trabalho.
De acordo com a psicóloga, a neurociência já comprovou que a desorganização gera estresse e prejudica nossa capacidade de tomar decisões. A especialista explicou que quando estamos em um ambiente desorganizado o nosso corpo libera o cortisol, que é o hormônio do estresse. Mas quando organizamos o espaço, há uma sensação de segurança e o nosso corpo libera a serotonina, o hormônio do bem-estar. "São respostas internas do nosso corpo e não temos controle sobre elas, mas temos controle sobre como podemos gerar isso em nós. Pequenas atitudes vão me trazer uma sensação de bem-estar e conforto."
Para organizar o ambiente e a rotina de trabalho na prática, Nadia Oliveira elencou dicas simples, mas muito eficazes: reservar um cômodo dentro da residência para o trabalho e manter os materiais, mesa e espaço organizados; estabelecer uma rotina de horários com intervalos e comunicar às pessoas com quem convive dentro sobre sua rotina e horários; definir metas e prioridades para evitar a procrastinação; revezar o tempo para dar atenção às crianças e demais membros da família, quando for o caso; e não deixar o home office tomar todo o tempo.
Além do cuidado com o ambiente, a especialista reforçou que o contato com os colegas de trabalho e ainda o apoio dos líderes aos seus funcionários também é fundamental neste período de isolamento social. "Agora é o momento em que as pessoas mais precisam de inspiração e encorajamento. Elogiar o trabalho dos seus colegas pode ser uma forma efetiva de manter a equipe unida neste período. Evite fazer as interações somente por e-mail ou WhatsApp", salientou a palestrante.
Comunicação Social TJSP – TM (texto) / Reprodução (foto)
imprensatj@tjsp.jus.br