A Diretoria de Apoio aos Servidores (Daps) do Tribunal de Justiça de São Paulo promoveu, nesta semana, iniciativas com foco no enfrentamento do assédio moral e na promoção de acessibilidade e inclusão. Ontem (6), aconteceu a palestra “Assédio Moral no Trabalho”, ministrada pelo doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e professor titular e pesquisador da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Roberto Heloani. O evento aconteceu na Sala do Servidor, no Fórum João Mendes Júnior, com transmissão pelo Teams.
O palestrante explicou que o assédio moral se caracteriza pela conduta abusiva, intencional e repetida no ambiente laboral, com atitudes que tentam humilhar ou desqualificar um indivíduo ou um grupo. Ele ressaltou a importância de órgãos de enfrentamento, como ouvidorias e comissões de ética. O especialista também falou sobre o aumento do número de suicídios no Brasil, apontado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e relacionou a posição central que o trabalho ocupa. “Essa questão não é entre pessoas, mas em relação ao trabalho, que deve se tornar aprazível. Os servidores precisam ver sentido no que fazem e as avaliações não devem ser vistas apenas pelos números, mas pela qualidade do serviço, esforço empenhado e ética empregada”, disse.
Roberto Heloani também fez um alerta em relação aos pedidos de ajuda: “É preciso levar a sério a pessoa que diz que não está aguentando mais. Não podemos desprezar os sentimentos alheios ou achar que não são importantes”. Também compuseram a mesa dos trabalhos a juíza da 2ª Vara de Família e Sucessões do Foro Regional de Vila Prudente e integrante Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e Assédio Sexual em 1º Grau, Ana Carolina Della Latta Camargo Belmudes; a diretora da Daps, Patrícia de Rosa Pucci Canavarro; e a chefe da Seção Técnica de Serviço Psicossocial Clínico de Marília, Maristela Colombo.
Na quinta-feira (5), servidores da Seção de Acessibilidade e Inclusão da Daps visitaram a Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade (Reatech). O objetivo foi coletar informações sobre os avanços na área de tecnologia assistiva. Também participaram da visita integrantes das secretarias de Tecnologia da Informação (STI), Administração e Abastecimento (SAAB), Gestão de Pessoas (SGP) e da Diretoria de Planejamento (Deplan). As informações coletadas servirão de base para elaboração de estudos de viabilidade.
Comunicação Social TJSP – FS (texto) / LC (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br