Notícia

TJSP realiza segunda palestra sobre assédio moral
09/09/2016

    Servidores e magistrados participaram nesta sexta-feira (9) da segunda etapa do ciclo de palestras Assédio Moral no Âmbito do Serviço Público, no Fórum João Mendes Júnior. O juiz do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) Roberto Vieira de Almeida Rezende foi o convidado da semana para falar sobre o assunto.
    O evento faz parte da nova edição do Programa Cuide de Sua Mente, promovido pela Secretaria da Área da Saúde (SAS) do Tribunal de Justiça de São Paulo, em parceria com a Coordenadoria de Apoio aos Servidores (Caps), do Serviço Psicossocial Clínico e da Escola Judicial dos Servidores (EJUS).
    A abertura ficou a cargo do juiz assessor da Presidência Sylvio Ribeiro de Souza Neto, que agradeceu a presença do convidado e a oportunidade de participar de encontro sobre tema tão importante na atualidade. O palestrante iniciou suas explanações debatendo sobre assédio moral, saúde e segurança do trabalho no decorrer da história. “Os primeiros problemas notados foram de ordem física, como as Lesões por Esforço Repetitivo (LER). Com a evolução da ciência médica e a descoberta de males psíquicos oriundos do trabalho, as consequências jurídicas das doenças profissionais aumentaram”, afirmou.
    O magistrado também elencou os prejuízos mais comuns do assédio moral. “Nem sempre esse tipo de violência está diretamente ligado à hierarquia. Ele surge como algo inofensivo, que vai se propagando, se enraizando até que em determinado momento torna-se ofensivo, degradando o ambiente de trabalho e tornando-o insustentável para a vítima. É muito importante criar uma administração aberta, em que as pessoas tenham coragem de relatar os casos, com a confiança de que serão devidamente apurados”, concluiu.
    Ele também falou sobre a tutela jurídica do dano e a Lei de Benefícios da Previdência Social, além de iniciativas do TRT para combater esse tipo assédio. Após questionamentos dos participantes, o secretário da Área da Saúde, Tarcísio dos Santos, fez o encerramento da palestra – acompanhada por 181 servidores na Capital e transmitida a outros 561 no interior do Estado pela internet. “Esse tipo de diálogo e discussão é importante para a própria instituição. O Tribunal de Justiça está evoluindo e cabe a nós servidores ajudarmos nessa modificação”, finalizou.
    A terceira e última palestra do ciclo será realizada no próximo dia 16, com o doutor em psicologia José Roberto Montes Heloani.

    Comunicação Social TJSP – AG (texto) / KS (fotos)
    imprensatj@tjsp.jus.br

O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP