A Coordenadoria de Apoio aos Servidores (CAPS) realizou, hoje (20), a palestra “Comunicação Eficaz e Relacionamento Humano”, ministrada pelo professor, jornalista e advogado João Baptista de Oliveira. O evento, na Sala dos Servidores, no Fórum João Mendes Júnior, contou com o apoio da Escola Judicial dos Servidores (EJUS) e participação de cerca mil pessoas, nas modalidades presencial e a distância.
Na abertura, o coordenador da CAPS, desembargador Antonio Carlos Mathias Coltro, destacou o empenho da Coordenadoria em buscar temas relevantes para os servidores do TJSP e que os auxiliem a ter sucesso em seu ofício – esforço que resulta em eventos como esse.
O palestrante, que é também autor de diversos livros sobre oratória e comunicação, iniciou sua apresentação com a afirmação de que o bom relacionamento se baseia na comunicação eficaz. “A comunicação é um processo de colocar ideias em comum: o comunicador tem uma ideia e precisa transmitir ao receptor com cuidado, evitando os ruídos e bloqueios que podem prejudicar a eficácia”, considerou.
J. B. Oliveira apresentou aos participantes o que ele denominou de o “Decálogo da Comunicação”: frases curtas, claras, simples, positivas, racionais, assertivas, cadenciadas, ilustradas, corteses e, por último, agradáveis – o segredo para se comunicar criando boas formas de se relacionar com os outros.
De maneira descontraída e bem-humorada, o orador prendeu a atenção do público com ilustrações e estórias, demonstrando, na prática, como o domínio da comunicação produz bons resultados. Ao apontar as diferenças entre homens e mulheres, provocando risos em ambos, o orador destacou: “A comunicação que nunca falha em qualquer relacionamento humano é o amor e a alegria!”. Para finalizar, Oliveira declamou a poesia “Da alegria à melhoria”, de autoria própria e pediu ao público para ler, em coro, o último verso: “Em todo e qualquer momento, manhã, dia, noite também, inspiremos melhoria vibrando: - Amem. Amém!”.
Após a interação do público que participou com perguntas e comentários, o evento foi encerrado com a entrega do certificado de participação ao palestrante, feita pelo desembargador Mathias Coltro.
Comunicação Social TJSP – TM (texto) / KS (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br