A Escola Judicial dos Servidores (EJUS), em parceria com a Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), realizou, ontem (20), a palestra Gestão do Tempo, ministrada pela psicóloga Tatiana Ferreira Peres. O evento foi promovido na sede da Escola, sob a coordenação da diretora da SGP - 6, Maria Cristina Rabelo de Carvalho.
Tatiana Peres observou inicialmente que as pessoas aproveitam o tempo de acordo com o seu estado emocional. Ela mencionou mitos comuns sobre a ideia de tempo, como “tempo é dinheiro”, ponderando que na época da revolução industrial este conceito fazia sentido, mas hoje, diante das inúmeras mudanças ocorridas nas dinâmicas laborais, essa crença perdeu o sentido.
A expositora esclareceu que, além do tempo biológico, existe o subjetivo (ou lógico), referente à percepção psicológica da passagem do tempo, citando como exemplo a percepção de passagem mais lenta do tempo que pode ocorrer quando as pessoas passam por situações desagradáveis, como o fim de um relacionamento. Ela discorreu também sobre os aspectos emocionais que influenciam a gestão do tempo, exemplificando com a procrastinação, atitude que pode ter como origens a inabilidade em lidar com o conflito que a decisão pode gerar ou a falta de sentido na decisão.
Em relação à gestão de pessoas, Tatiana Peres explicou que o tempo adquire a característica relacional, que diz respeito a como fazer o outro produzir melhor. Por fim, ponderou que para aprimorar o gerenciamento do tempo é preciso avaliar aspectos emocionais e racionais, estabelecer prioridades, delegar tarefas e, quando necessário, criar quadros de tarefas ou mapas mentais.
Comunicação Social TJSP – LS (texto) / RF (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br