A Escola Judicial dos Servidores (EJUS), em parceria com a Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), realizou ontem (3) a palestra Gestão emocional e empatia, ministrada pela advogada e coach Raquel Fonseca. O evento foi promovido na sede da Escola, sob a coordenação da diretora da SGP6, Maria Cristina Rabelo de Carvalho.
Raquel Fonseca salientou inicialmente que a vida é derivada da qualidade dos pensamentos, crenças e principalmente dos comportamentos de cada um. E enumerou como principais pontos a serem trabalhados para alcançar um objetivo o poder de decisão, o foco e a ação, entre outros.
Ela enfatizou que o gerenciamento das emoções tem a ver com autorresponsabilidade e elucidou que os fatores que podem dificultar ou impedir o foco são a baixa autoestima (muitas vezes relacionada a problemas de identidade), o comodismo, as redes sociais e o medo.
A palestrante mencionou ainda o Princípio de Pareto, idealizado pelo sociólogo, teórico político e economista italiano Vilfredo Pareto (1848-1923), que trata da escassez, afirmando que em muitas situações cerca de 80% dos efeitos vêm de 20% das causas, citando como exemplos o percentual de clientes (20%) responsáveis pelo percentual de vendas de uma empresa (80%) ou o de funcionários responsáveis pelos resultados da empresa.
LS (texto) / RF (fotos)