A Escola Judicial dos Servidores (EJUS) e a Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) do Tribunal de Justiça de São Paulo promoveram, na última quinta-feira (25), evento em comemoração aos 30 anos do Código de Ética do Serviço Social, para debater as conquistas e os desafios da profissão. O encontro foi conduzido pelo vice-coordenador da CIJ, desembargador Ademir de Carvalho Benedito, com palestra proferida pela assistente social Yolanda Aparecida Demetrio Guerra.
O magistrado destacou a importância dos assistentes sociais para a Justiça, especialmente, entre outras áreas, para os casos envolvendo crianças e adolescentes, e comentou sobre a relevância de reflexões sobre a profissão. “É uma honra e alegria presidir esse evento porque sempre fui um entusiasta do serviço social, especialmente do trabalho desenvolvido dentro do TJSP”, afirmou.
Na sequência, a palestrante explicou que o Código sintetiza o compromisso dos assistentes sociais com a sociedade brasileira e que, além de ser uma referência normativa, apresenta um horizonte sobre a atividade. “O documento também traz um conjunto de princípios e explicita os valores que a profissão efetivamente acolhe e realiza no cotidiano. O Código, em conjunto com a lei de regulamentação da profissão e as diretrizes básicas da formação profissional, nos permite estabelecer um compromisso com a qualidade dos serviços prestados”, disse. Além disso, a assistente social abordou a evolução da profissão ao longo das últimas décadas e as transformações que a área enfrentou até a contemporaneidade.
Em seguida, os participantes puderam realizar questionamentos, que foram mediados pelo desembargador Ademir Benedito.
Comunicação Social TJSP – BC (texto) / KS (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br