A Escola Judicial dos Servidores (EJUS) e a Secretaria de Orçamento e Finanças (SOF) do Tribunal de Justiça de São Paulo realizaram de 19 a 22 de setembro a 3ª Semana da Contabilidade do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, sob a coordenação dos servidores Edilmar Arakaki Guskuma, diretor da SOF 2; Whellen da Silva e Silva, chefe de seção técnica e judiciária da SOF 2.2.2; Fabiana de Oliveira Duarte, chefe de seção técnica e judiciária da SOF 2.1.4; e Dario Batista Scodeler, supervisor de serviço da SOF 2.1.1. Com 1.039 alunos certificados nos quatro dias, o evento teve debates sobre custas processuais, Tecnologia da Informação, motivacional, obrigações tributárias e contabilidade aplicada à gestão pública, tendo como tema geral a inovação.
Na abertura, Edilmar Guskuma agradeceu a participação de todos, em especial dos palestrantes, e o apoio das equipes da SOF e da EJUS e destacou a importância do tema central do evento. “Acreditamos que a inovação estará cada vez mais presente no nosso dia a dia e devemos estar preparados para abraçá-la e aproveitar as oportunidades. Espero que as palestras contribuam para o nosso desenvolvimento profissional e tragam um momento de reflexão e inspiração para todos”, ressaltou.
A secretária da SOF, Ana Cláudia de Oliveira Lopes, também agradeceu a todos, em especial aos palestrantes e organizadores, e salientou a alegria pela realização do evento: “temos a oportunidade de debater novas práticas, aprender e inovar”.
Iniciando as exposições, os juízes assessores da Presidência Ricardo Dal Pizzol e Ana Rita de Figueiredo Nery discorreram sobre o tema “Custas processuais: relevância, controle e inovações”. Eles enfocaram os desafios e oportunidades no processo de integração de sistemas administrativos, com a participação como debatedor do secretário de Tecnologia da Informação do TJSP, Marco Antonio Lopes Samaan.
Na quarta-feira (20) a psicóloga Maria Elisa Moreira, docente do Insper, fez uma exposição sobre o tema “Criatividade e inovação em nosso dia a dia”, destacando aspectos do tema relacionados à carreira, liderança, inspiração e motivação.
Na quinta-feira (21) foi debatido o tema “A importância da obrigação tributária para o Tribunal de Justiça de São Paulo”, com exposições do delegado da Receita Federal em São José do Rio Preto Paulo Sérgio Cláudio e do supervisor da Equipe Regional de Órgãos Públicos de São Paulo, Marcelo Corrêa da Silva. Foram discutidas, entre outras questões, a escrituração fiscal digital das retenções outras informações fiscais (Reinf) e a escrituração digital das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas (eSocial).
Na sexta-feira (22), o professor Ricardo Rocha de Azevedo fez uma palestra sobre o tema “Desafios e oportunidades da contabilidade pública: inovação, tecnologia e sustentabilidade”, com destaque para as novas tecnologias, a pauta environmental, social, governance (ESG), compliance e transparência na gestão dos recursos públicos.
MA (texto) / Reprodução (imagens)