COORDENADORIA DA INFÂNCIA E JUVENTUDE

Palestra on-line: ‘Relações Étnico-Raciais e Adoção’

EDITAL 

 

A ESCOLA JUDICIAL DOS SERVIDORES, em parceria com a COORDENADORIA DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE, comunica que realizará a palestra on-line RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E ADOÇÃO’, aprovada pelo seu Conselho Técnico, em reunião de 30 de setembro de 2022, sob a coordenação da Juíza de Direito Mônica Ribeiro de Souza, no dia 18 de novembro de 2022. 

 

OBJETIVOS: Compreender como o racismo impacta o processo de adoção, principalmente durante a habilitação dos pretendentes. Compreender a construção do racismo no Brasil e seus rebatimentos na realidade social; refletir sobre formação e prática profissional antirracista; apontar a importância da preparação de pretendentes à adoção; refletir sobre a invisibilidade do ser negro e construção da identidade no contexto do acolhimento institucional. 

 

PÚBLICO-ALVO: Juízes e Servidores do Tribunal de Justiça, Promotores de Justiça e Servidores do Ministério Público, Defensores Públicos e Servidores da Defensoria Pública, Membros e Servidores das Secretarias Estaduais e Municipais, Advogados, Delegados, Assistentes Sociais e Psicólogos, Profissionais da Rede de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente e demais interessados. 

 

VAGAS OFERECIDAS: 10.000 (dez mil) vagas para a modalidade a distância. 

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES: 

 

  1. A participação importará o conhecimento de todas as instruções, tais como se acham estabelecidas neste Edital, não podendo ser alegada qualquer espécie de desconhecimento. 

 

  1. Os servidores do Tribunal de Justiça deverão observar as normas contidas na Portaria Conjunta 1, de 3 de setembro de 2012, publicada no DJE em 28/9/2012, págs. 1 a 4 e alteração publicada no DJE em 1º/2/2013, pág. 1. 

 

  1. A palestra será realizada via Microsoft Teams, com acesso em tempo real, dispensado o ato   de inscrição, bastando acessar o link informado ao final do edital. 

 

  1. Haverá emissão de certificado eletrônico àqueles que apresentarem no mínimo 75% (setenta e cinco por cento) de frequência. 

 

  1. Eventuais dúvidas poderão ser encaminhadas para ejus.eventos@tjsp.jus.br. 

 

PROGRAMAÇÃO: 

 

Data: 18/11/2022 (sexta-feira) 

 

Horário: das 15h às 17h 

 

Tema: Relações étnico-raciais e adoção. 

 

Conteúdo programático: Relações étnico-raciais no Brasil e construção do racismo. Racismo estrutural e racismo institucional. Adoção enquanto medida protetiva. Adoção inter-racial. O privilégio da branquitude no processo adotivo. Preparação de pretendentes. Acolhimento institucional e identidade. Formação e prática profissional antirracista. 

 

PALESTRANTE: Ana Lucia Oliveira de Freitas - Assistente Social no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, atuando na Seção Técnica de Serviço Social da Vara da Infância e da Juventude do Foro Regional de Santo Amaro; mestra em Serviço Social e Políticas Sociais pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP; especialista em Serviço Social, Saúde e Violência pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP; pesquisadora sobre racismo na infância e entrega voluntária em adoção; profissional com 16 anos de atuação. 

 

METODOLOGIA: Aula expositiva. 

 


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP