Comunicação Social

Podcasts do TJSP

  • Episódio 1 - O crime da Mala

    Porto de Santos, São Paulo, 1928. Trabalhadores que embarcam as malas em um navio descobrem que uma delas, uma espécie de baú, tem o corpo de uma mulher. A cena foi o desfecho da história de amor de dois jovens imigrantes italianos que viviam em São Paulo: José Pistone e Maria Fea. Um crime que chocou o Brasil e foi descoberto após uma verdadeira caçada policial.

    Disponível nas plataformas:



  • Episódio 10 - 04/7/2022

    Guarda de filhos e pensão alimentícia

    Convidada: juíza Daniela Maria Cilento Morsello, magistrada com 25 anos de experiência na área de Família e Sucessões. Entre os assuntos abordados na entrevista estão os critérios para fixação do valor da pensão, as situações que podem causar sua revisão, diferença entre guarda unilateral e compartilhada, se é possível pedir a pensão antes do nascimento da criança e o que é alienação parental e quais condutas a configuram.

    Disponível nas plataformas:

  • Episódio 9 - 25/5/2022

    Adoção

    Convidada: juíza Mônica Gonzaga Arnoni, que atua na área da Infância e da Juventude desde 2014. Neste episódio, as etapas do processo de adoção e seus mitos e verdades são o tema do bate-papo. Família extensa, cadastro de adoção, adoção direta, análise dos pretendentes, adoção internacional e adoção de crianças com deficiência são alguns dos tópicos abordados.

    Disponível nas plataformas:

  • Episódio 8 - 18/4/2022

    Indulto e saída temporária

    Convidada: juíza Jovanessa Ribeiro Silva Azevedo Pinto, que trabalhou como coordenadora do Departamento Estadual de Execução Criminal na região de Campinas e assessorou a Corregedoria Geral da Justiça nessa área. Neste episódio a magistrada fala sobre o acompanhamento do cumprimento de penas, as regras para progressão de regime, saída temporária, remição de pena e a atuação do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF). A entrevista é conduzida pela nova apresentadora do podcast Juridiquês Não Tem Vez, a juíza Ana Rita de Figueiredo Nery.

    Disponível nas plataformas:

  • Episódio 7 - 2/9/2021

    Crimes de perseguição e violência psicológica

    Convidada: juíza Danielle Galhano Pereira da Silva, que atua no Anexo Judiciário da Casa da Mulher Brasileira, ligado à Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Foro Central da Capital. Neste episódio, são abordados os novos crimes acrescentados ao Código Penal: a perseguição (stalking) e a violência psicológica contra a mulher. A magistrada explica quais condutas caracterizam cada um desses crimes, a importância de denunciar quando acontecem e onde e como as vítimas podem conseguir ajuda.

    Disponível nas plataformas:

  • Episódio 6 - 22/7/21

    Tribunal do Júri

    Convidada: juíza Flavia Castellar Oliverio, titular da 2ª Vara do Júri da Capital. A magistrada fala sobre os procedimentos do Tribunal do Júri, que julga os crimes dolosos contra a vida, como homicídios e induzimento ao suicídio. Também explica as diferenças dos júris brasileiros e norte-americanos, a atuação dos jurados e como são convocados, além de sugestões de filmes que abordam o assunto.

    Disponível nas plataformas:

  • Episódio 5 - 18/5/21

    Combate à violência contra crianças e adolescentes

    Convidadas: juíza Ana Carolina Della Latta Camargo Belmudes e psicóloga judiciária Anna Christina da Motta Cardoso de Mello, que atuam no Setor de Atendimento de Crimes da Violência contra Infante, Idoso, Pessoa com Deficiência e Vítima de Tráfico Interno de Pessoas (Sanctvs). O episódio aborda o combate à violência e abusos praticados contra crianças e adolescentes. A magistrada é a idealizadora da campanha Não se Cale!, do TJSP, que busca alertar sobre os crimes, incentivar a denúncia e orientar como ela pode ser realizada.

    Disponível nas plataformas:

  • Episódio 4 - 15/3/21

    Direito do Consumidor

    Convidado: juiz Ricardo Cunha Chimenti, especialista no tema, professor e autor de diversos livros. Aborda questões que despertam dúvidas no consumidor; as opções do cliente na solução das demandas (incluindo métodos consensuais) e a importância dos Juizados Especiais Cíveis (antigos Pequenas Causas) para a efetividade do Código de Defesa do Consumidor. Também debate temas atuais, como a obrigatoriedade do uso de máscaras em estabelecimentos e cortes de serviços essenciais por falta de pagamento.

    Disponível nas plataformas:

  • Episódio 3 - 20/11/20

    Direito e questões raciais

    Convidada: juíza Flávia Carvalho fala sobre as principais dúvidas jurídicas quando se trata de questões raciais e também sobre situações que viveu e ainda vive em seu dia a dia em razão da cor de sua pele. A magistrada atua na 44ª Circunscrição Judiciária – Guarulhos e integra o grupo de trabalho criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para propor políticas de combate ao racismo no Poder Judiciário.

    Disponível nas plataformas:

  • Episódio 2 - 14/4/20

    Violência doméstica em tempos de pandemia

    Convidadas: Juízas Teresa Cabral e Rafaela Caldeira Gonçalves, integrantes da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário do Estado de São Paulo.

    Disponível nas plataformas:

  • Episódio 1 - 31/3/20

    Direitos em cancelamentos de contratos de turismo

    Convidado: juiz Marco Fabio Morsello, professor doutor de Direito Civil e autor de livros sobre o tema.

    Disponível nas plataformas:




O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP