Comunicação Social

Podcasts do TJSP

  • Episódio 3 - Caso Lindomar Castilho e Eliane de Grammont

    30 de março de 1981. A cantora Eliane de Grammont se apresentava no pequeno palco do Café Belle Époque, acompanhada por Carlos Randall ao violão. O estabelecimento ficava na Alameda Santos, perto da Avenida Paulista. Um lugar intimista, com poucas mesas, ambientado por canções da MPB. Era madrugada de domingo para segunda-feira. Passados alguns minutos da meia-noite, Eliane interpretava a canção João e Maria, de Chico Buarque, quando seu ex-marido, o cantor de sucesso Lindomar Castilho, entrou no café, seguiu em direção ao palco e disparou cinco vezes com um revólver calibre 38. Uma história que saiu das revistas de celebridades para o caderno policial dos jornais e chocou o Brasil.

    Disponível nas plataformas:

  • Episódio 2 - O crime do Restaurante Chinês

    Manhã de 2 de março de 1938, uma quarta-feira de cinzas. A cidade de São Paulo se recuperava das festas do Carnaval. Na Rua Wenceslau Braz, perto da Praça da Sé, o lituano Pedro Adukas, cozinheiro, chegava para trabalhar no restaurante chinês Órion ao se deparar com uma cena pavorosa. Entre as mesas e cadeiras, poças de sangue e os corpos de dois companheiros de trabalho, com os rostos desfigurados pelos ferimentos. Ele também encontrou os cadáveres dos patrões – Ho-Fung e Maria Akiau. O caso ocupou as manchetes, mobilizou a opinião pública e teve seu desfecho após dois júris do réu Arias de Oliveira.

    Disponível nas plataformas:

  • Episódio 1 - O crime da Mala

    Porto de Santos, São Paulo, 1928. Trabalhadores que embarcam as malas em um navio descobrem que uma delas, uma espécie de baú, tem o corpo de uma mulher. A cena foi o desfecho da história de amor de dois jovens imigrantes italianos que viviam em São Paulo: José Pistone e Maria Fea. Um crime que chocou o Brasil e foi descoberto após uma verdadeira caçada policial.

    Disponível nas plataformas:



  • Episódio 16 – 31/10/23

    Controle de Convencionalidade

    Convidada: juíza Camila de Jesus Melo Gonçalves. A magistrada, integrante do Núcleo Estratégico de Demandas de Direitos Fundamentais do Tribunal de Justiça de São Paulo, explica o que é controle de convencionalidade, quais normas internacionais são aplicadas, exemplos de aplicação no Brasil e o trabalho da Corte Interamericana de Direitos Humanos. O programa é apresentado pela juíza Ana Rita de Figueiredo Nery.

    Disponível nas plataformas:

  • Episódio 15 – 19/5/23

    Área Infracional da Infância e Juventude

    Convidado: juiz Marcelo Nalesso Salmaso. O magistrado explica as diferenças entre o processo criminal (com réus maiores de 18 anos) e o procedimento que apura atos infracionais; os tipos de medidas socioeducativas aplicadas; as hipóteses de internação; entre outros tópicos. Salmaso é integrante da Coordenadoria da Infância e da Juventude do TJSP e especialista em Justiça Restaurativa. O programa é apresentado pela juíza Ana Rita de Figueiredo Nery

    Disponível nas plataformas:

  • Episódio 14 - 22/2/2023

    Recuperação judicial e falência

    Convidado: Juiz Paulo Furtado de Oliveira Filho. Titular da 2ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais da Capital, o magistrado esclarece as principais dúvidas relacionadas ao tema. Entre elas, a diferença entre os dois tipos de processo, como deve ser elaborado o plano de recuperação judicial, como fica o comando das empresas nessas situações e, em caso de falência, como são feitos os pagamentos e a ordem de preferência dos credores. O programa é apresentado pela juíza Ana Rita de Figueiredo Nery.

    Disponível nas plataformas:

  • Episódio 13 - 31/1/2023

    Núcleo de Justiça 4.0 do TJSP

    Convidada: juíza Fernanda Henriques Gonçalves Zoboli, coordenadora do Núcleo, explica o trabalho da unidade, que é 100% digital e atende processos envolvendo demandas de trânsito e Detran, como multas, suspensão ou cassação de CNH, liberação de veículo apreendido e licenciamento.

    Disponível nas plataformas:

  • Episódio 12 - 30/11/2022

    Inventário

    Convidada: juíza Paula Lopes Gomes, da 2ª Vara da Família e Sucessões do Foro Regional do Butantã, esclarece dúvidas sobre inventário e outros procedimentos relacionados ao tema, como arrolamento, herança e testamento.

    Disponível nas plataformas:

  • Episódio 11 - 29/9/2022

    Precatórios

    Convidado: Fernão Borba Franco, juiz do TJSP há mais de 30 anos. Atualmente trabalha na 2ª Instância e é coordenador adjunto da Diretoria de Execução de Precatórios (Depre). Na entrevista, o magistrado explica o trâmite para pagamento dos precatórios e o trabalho do TJSP no gerenciamento das filas, além de abordar projetos em andamento para agilizar a liberação dos valores depositados pelas entidades devedoras.

    Disponível nas plataformas:

  • Episódio 10 - 04/7/2022

    Guarda de filhos e pensão alimentícia

    Convidada: juíza Daniela Maria Cilento Morsello, magistrada com 25 anos de experiência na área de Família e Sucessões. Entre os assuntos abordados na entrevista estão os critérios para fixação do valor da pensão, as situações que podem causar sua revisão, diferença entre guarda unilateral e compartilhada, se é possível pedir a pensão antes do nascimento da criança e o que é alienação parental e quais condutas a configuram.

    Disponível nas plataformas:

  • Episódio 9 - 25/5/2022

    Adoção

    Convidada: juíza Mônica Gonzaga Arnoni, que atua na área da Infância e da Juventude desde 2014. Neste episódio, as etapas do processo de adoção e seus mitos e verdades são o tema do bate-papo. Família extensa, cadastro de adoção, adoção direta, análise dos pretendentes, adoção internacional e adoção de crianças com deficiência são alguns dos tópicos abordados.

    Disponível nas plataformas:

  • Episódio 8 - 18/4/2022

    Indulto e saída temporária

    Convidada: juíza Jovanessa Ribeiro Silva Azevedo Pinto, que trabalhou como coordenadora do Departamento Estadual de Execução Criminal na região de Campinas e assessorou a Corregedoria Geral da Justiça nessa área. Neste episódio a magistrada fala sobre o acompanhamento do cumprimento de penas, as regras para progressão de regime, saída temporária, remição de pena e a atuação do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF). A entrevista é conduzida pela nova apresentadora do podcast Juridiquês Não Tem Vez, a juíza Ana Rita de Figueiredo Nery.

    Disponível nas plataformas:

  • Episódio 7 - 2/9/2021

    Crimes de perseguição e violência psicológica

    Convidada: juíza Danielle Galhano Pereira da Silva, que atua no Anexo Judiciário da Casa da Mulher Brasileira, ligado à Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Foro Central da Capital. Neste episódio, são abordados os novos crimes acrescentados ao Código Penal: a perseguição (stalking) e a violência psicológica contra a mulher. A magistrada explica quais condutas caracterizam cada um desses crimes, a importância de denunciar quando acontecem e onde e como as vítimas podem conseguir ajuda.

    Disponível nas plataformas:

  • Episódio 6 - 22/7/21

    Tribunal do Júri

    Convidada: juíza Flavia Castellar Oliverio, titular da 2ª Vara do Júri da Capital. A magistrada fala sobre os procedimentos do Tribunal do Júri, que julga os crimes dolosos contra a vida, como homicídios e induzimento ao suicídio. Também explica as diferenças dos júris brasileiros e norte-americanos, a atuação dos jurados e como são convocados, além de sugestões de filmes que abordam o assunto.

    Disponível nas plataformas:

  • Episódio 5 - 18/5/21

    Combate à violência contra crianças e adolescentes

    Convidadas: juíza Ana Carolina Della Latta Camargo Belmudes e psicóloga judiciária Anna Christina da Motta Cardoso de Mello, que atuam no Setor de Atendimento de Crimes da Violência contra Infante, Idoso, Pessoa com Deficiência e Vítima de Tráfico Interno de Pessoas (Sanctvs). O episódio aborda o combate à violência e abusos praticados contra crianças e adolescentes. A magistrada é a idealizadora da campanha Não se Cale!, do TJSP, que busca alertar sobre os crimes, incentivar a denúncia e orientar como ela pode ser realizada.

    Disponível nas plataformas:

  • Episódio 4 - 15/3/21

    Direito do Consumidor

    Convidado: juiz Ricardo Cunha Chimenti, especialista no tema, professor e autor de diversos livros. Aborda questões que despertam dúvidas no consumidor; as opções do cliente na solução das demandas (incluindo métodos consensuais) e a importância dos Juizados Especiais Cíveis (antigos Pequenas Causas) para a efetividade do Código de Defesa do Consumidor. Também debate temas atuais, como a obrigatoriedade do uso de máscaras em estabelecimentos e cortes de serviços essenciais por falta de pagamento.

    Disponível nas plataformas:

  • Episódio 3 - 20/11/20

    Direito e questões raciais

    Convidada: juíza Flávia Carvalho fala sobre as principais dúvidas jurídicas quando se trata de questões raciais e também sobre situações que viveu e ainda vive em seu dia a dia em razão da cor de sua pele. A magistrada atua na 44ª Circunscrição Judiciária – Guarulhos e integra o grupo de trabalho criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para propor políticas de combate ao racismo no Poder Judiciário.

    Disponível nas plataformas:

  • Episódio 2 - 14/4/20

    Violência doméstica em tempos de pandemia

    Convidadas: Juízas Teresa Cabral e Rafaela Caldeira Gonçalves, integrantes da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário do Estado de São Paulo.

    Disponível nas plataformas:

  • Episódio 1 - 31/3/20

    Direitos em cancelamentos de contratos de turismo

    Convidado: juiz Marco Fabio Morsello, professor doutor de Direito Civil e autor de livros sobre o tema.

    Disponível nas plataformas:








O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP