Cejusc e Universidade de Marília fazem parceria para pacificação em escolas

Projeto busca resolução de problemas de forma não violenta.

 

        O Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Marília, em parceria com a Universidade de Marilia (Unimar), realizou edição do projeto “Implantando a Cultura da Pacificação: uma abordagem interdisciplinar”. O evento foi direcionado a alunos do terceiro ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Prof. Paulo Reglus Neves Freire.

        O projeto foi criado em 2017 com o objetivo de ensinar crianças e pré-adolescentes das Emefs de Marília a resolverem os problemas de forma não violenta e com respeito ao próximo. Eles são incentivados a dialogar para uma convivência saudável. O projeto trabalha questões ligadas aos direitos humanos, cidadania e disseminação da cultura da paz.

        As atividades foram realizadas pelo Cejusc de Marília em conjunto com uma psicanalista e acadêmicos e docentes dos 22 cursos de graduação. Foram promovidos jogos, gincanas, histórias, teatro, capoeira, cultivo de horta, avaliação nutricional, oficina culinária, arteterapia, entre outras. O projeto incluiu, ainda, atividades com os pais ou responsáveis dos alunos e com professores e funcionários da Emef, que participaram de palestras para o aprimoramento do trabalho pedagógico.

        O diretor da unidade escolar, Anderson Leão, contou que se interessou pelos resultados obtidos em outras escolas. “Algumas turmas tinham altos índices de inadimplência e desrespeito, por isso pedimos ajuda. Sentimos a melhora das crianças em pouco tempo, o convívio entre eles agora é mais respeitoso e as questões de indisciplinas diminuíram”, explicou.

 

        Comunicação Social TJSP – AA (texto) / Divulgação (foto)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP