Previna-se contra golpe que utiliza nome de banco

Clientes recebem mensagens falsas.
 
O Tribunal de Justiça de São Paulo alerta para falsos e-mails e mensagens de texto enviados a clientes de bancos com o objetivo de roubar senhas de acesso ao induzir o correntista a erro. As instituições financeiras reforçam que nenhuma atualização de dados (ou de acesso) é solicitada por e-mail, mensagens de texto ou aplicativos de mensagens. Caso receba contatos suspeitos, o correntista deve se informar pelos canais oficiais das instituições financeiras.
Três são os bancos que detém as contas dos magistrados e servidores do TJSP. Fique atento e verifique as dicas de segurança que se encontram nos sites dessas instituições:
 
 
 
 
Há informações, também, no site da Febraban (https://portal.febraban.org.br/pagina/3065/77/pt-br/internet-com-seguranca).
Todas essas instituições financeiras dão boas dicas de segurança para evitar que os clientes caiam em golpes das mais diversas espécies.
 
Golpes mais comuns – Uma das táticas usadas pelos golpistas é o envio de mensagens via SMS, por meio de números desconhecidos. Elas dizem ao usuário que seu acesso está com bloqueio parcial,enquanto outras o alertam para que evite o bloqueio de sua conta. O que há em comum nas mensagens é o link de acesso à suposta página da instituição financeira para que o acesso seja liberado. Ao clicar no endereço, o correntista acessa um site falso, similar ao do banco, onde dados são solicitados e, se preenchidos, senhas e também quantias em dinheiro podem ser roubados.
A mesma armadilha é repetida pelo envio de e-mails. A mensagem informa ao cliente que o cadastro no Internet Banking expirou em determinada data e, por questões de segurança, é necessário reativar o dispositivo. Mais uma vez, a mensagem disponibiliza um endereço eletrônico que redireciona o usuário à página falsa, principal isca do golpe.
 
Comunicação Social TJSP – TM (texto) / MC (arte)
imprensatj@tjsp.jus.br

 

        Siga o TJSP nas redes sociais:
www.facebook.com/tjspoficial
www.twitter.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP