Pela primeira vez, Órgão Especial do TJSP realiza sessão virtual

Íntegra da sessão será disponibilizada no site.

 

            Desembargadores do Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo participaram hoje (6) de uma sessão histórica. No momento em que o Judiciário paulista completa 146 anos e 91 dias de existência (3 de fevereiro de 1874), 25 desembargadores escreveram um capítulo especial nessa história, que sempre mereceu destaque pela qualidade de seus julgados e julgadores.

            Na tarde desta quarta-feira, o presidente do TJSP, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco, presidiu a primeira sessão virtual realizada pelo Órgão Especial, em razão do isolamento provocado pelo trabalho 100% remoto que adveio com a pandemia e o combate ao coronavírus, a Covid-19. Desde que foi implantado o trabalho remoto, os magistrados e os servidores do Poder Judiciário têm feito da produção do período fato que merece destaque, com números que extrapolam e se superam dia a dia.

            Integraram essa sessão histórica os desembargadores Luis Soares de Mello (vice-presidente), Ricardo Anafe (corregedor-geral da Justiça), Xavier de Aquino (decano), Antonio Carlos Malheiros, Ferreira Rodrigues, Evaristo dos Santos, Márcio Bártoli, João Carlos Saletti, Francisco Casconi, Renato Sartorelli, Carlos Bueno, Ferraz de Arruda, Beretta da Silveira, Antonio Celso Aguilar Cortez, Alex Zilenovski, Elcio Trujillo, Cristina Zucchi, Jacob Valente, James Siano, Cláudio Godoy, Soares Levada, Moreira Viegas, Ademir Benedito e Vico Mañas. Também participou da sessão, representando o Ministério Público, o procurador de Justiça, Mario Antonio de Campos Tebet.

            Ao iniciar a sessão, que começou às 13h30 e se encerrou às 16 horas, o presidente Pinheiro Franco destacou o momento histórico por eles vivido. “Para nós, hoje uma novidade. Daqui a poucos meses será uma parte do dia. Só pudemos dar esse passo graças ao trabalho e dedicação das Secretarias da Magistratura, da Segunda Instância, de Tecnologia da Informação. Foram seus secretários, servidores e nossos juízes que nos proporcionaram condições para esse grande passo.”

       Se para os desembargadores que já integravam o OE a sessão de hoje consistia em uma data diferenciada e inesquecível, para alguns dos que ali estavam a sensação de primeira vez se misturava ao fato de estarem participando do ato de julgamento mais tecnológico até então. Três deles, Claudio Luiz Bueno de Godoy, Cláudio Antonio Soares Levada e João Francisco Moreira Viegas foram eleitos em 5 de março e não haviam participado de nenhuma sessão do Órgão Especial já que as sessões foram suspensas por causa das medidas necessárias ao combate à propagação da Covid-19. Aproveitaram a ocasião para dizer o quanto estavam felizes e como tinham sido bem-recebidos pelo colegiado. Recebem como devolutiva dos desembargadores que já integravam o OE os cumprimentos de boas-vindas e as afirmações de que estariam agregando valores ao Órgão Especial.

            Ao término da sessão, vários dos desembargadores se posicionaram para externar a impressão que tiveram da sessão virtual do OE. Por unanimidade, o novo sistema foi aprovado e elogiado quanto às questões técnicas. De forma informal, sugestões para que as Câmaras também passem a fazer sessões pelo Teams também foram apresentadas. Nas palavras do presidente Pinheiro Franco, “se chegamos aonde chegamos foi por conta de todos nós”. Ele reconheceu a eficácia e o sucesso do novo sistema. “Com todos comprometidos, de forma célere para que todas as questões que mereciam discussão mais profunda pudessem ser analisadas.”

            Assim como acontecia com as sessões presenciais, de todas as quartas-feiras, no Palácio da Justiça, as virtuais também serão disponibilizadas no Portal do TJSP.

            A próxima sessão Órgão Especial ocorrerá na quarta-feira, dia 13.               

 

 

            Comunicação Social TJSP – RS (texto) / JT (arte)

            imprensatj@tjsp.jus.br

 

Siga o TJSP nas redes sociais:

  www.facebook.com/tjspoficial

        www.twitter.com/tjspoficial

        www.youtube.com/tjspoficial

        www.flickr.com/tjsp_oficial

        www.instagram.com/tjspoficial

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP