TJSP promove evento on-line sobre saúde financeira durante a pandemia

Analista trouxe dicas de controle orçamentário pessoal.

  O Tribunal de Justiça realizou, ontem (12), uma live intitulada “Em tempos de pandemia, como cuidar da sua saúde financeira”. Idealizada pela Coordenadoria de Apoio aos Servidores (Caps) e pela Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), com apoio da Fundação da Fraternidade Judiciária, a exposição foi feita pela analista técnica judiciária Cristiane Regina Perfidio Maeda, que é coach financeiro e practitioner em Programação Neurolinguística. Cerca de 1400 pessoas, entre magistrados e servidores, acompanharam a transmissão, que está disponível para integrantes do TJSP na aba da Caps na Intranet. 
Na live, foram fornecidas várias dicas sobre como cuidar do dinheiro durante a pandemia e os cuidados a serem tomados neste período. Cristiane Maeda alertou sobre a proliferação, nesta época de incertezas, das pirâmides financeiras, que constituem crime contra a economia popular. “Não existe, em um único investimento, segurança liquidez e rentabilidade alta”, afirmou a analista. Ao invés de buscar soluções milagrosas, o mais importante neste momento é acompanhar de perto a entrada e saída do dinheiro que se tem, conferindo o extrato bancário três vezes por semana, lendo o holerite para saber quanto é o salário real e verificando cada item da fatura de cartão de crédito.
Segundo Cristiane Maeda, não é hora de assumir novos compromissos, mas de fazer um levantamento geral da vida financeira (bancos, valores etc.), priorizar pagamentos e fazer uma planilha de orçamento para, no mínimo, seis meses. Além disso, é necessário ficar atento aos gastos correntes, que tendem a mudar no período de quarentena. “Estamos comprando menos, mas consumindo mais água, luz, internet e serviços de streaming”, ponderou Cristiane.
Outro conselho que a especialista ofereceu foi o de realizar uma “faxina financeira”: levantar todos os gastos, principalmente os de menor valor e que, por este motivo, não se costuma dar importância, mas que, somados ao final de um ano, podem engordar um investimento. Exemplos destes pequenos gastos são conta de celular, internet móvel, streaming, serviços de delivery, Uber, pet-shops, assinaturas diversas etc. Quanto à Internet e às redes sociais, Cristiane alerta: “Internet e redes sociais são feitas para vender. Se não fizermos uma faxina nas redes sociais (deixar de seguir lojas, por exemplo), isso influencia nos nossos gastos. No momento, há muitas liquidações, promoções e venda de cupons para serem utilizados depois da quarentena. Cuidado!”
Por fim, a especialista recomendou que se resista à tentação de refinanciar empréstimos para liquidar dívidas correntes. Ela explica que é necessário fazer as contas antes de refinanciar um empréstimo e verificar se a dívida total não ficará maior. “Compare juros mensal e CET e simule vários cenários financeiros antes de fechar a renegociação, através de suas planilhas”, disse. ”Não se deve tomar decisões financeiras em momentos de emoção. É preciso fazer contas, baixar a ansiedade e definir com cautela o que fazer”.

  Comunicação Social TJSP – DM (texto) / AC e PS (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br

Siga o TJSP nas redes sociais:
www.facebook.com/tjspoficial
www.twitter.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP