TJSP participa de webinar sobre impacto da pandemia e estratégias de adaptação

Vice-presidente abordou desafios da Corte no cenário atual.

 

O vice-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Luis Soares de Mello, participou ontem (16) do webinar O Impacto do Coronavírus nas atividades da Advocacia, Ministério Público e Judiciário, promovido pelo Portal Migalhas.

Ao lado do procurador-geral de Justiça do Estado de São Paulo, Mário Sarrubbo; do vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo, Ricardo Toledo; e da conselheira estadual e presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB SP, Cláudia Patrícia de Luna Silva, o magistrado discutiu  estratégias de adaptação à nova realidade e perspectivas para o cenário pós-pandemia. A mediação ficou a cargo dos advogados José Eduardo Vuolo e Renato de Mello Almada.

“O Tribunal de Justiça de São Paulo é um gigante, e administrar esse volume de pessoas é de um gigantismo tamanho que não se tem ideia”,  contextualizou o vice-presidente. “Nesses três meses de pandemia praticamos mais de seis milhões de atos processuais. Esses números dizem que a produção é mais dinâmica, e maior, do que em tempos comuns. Nossa gestão, neste momento, é voltada para a produção de jurisdição e estamos dando conta disso”. Na mesma linha, o procurador-geral Mário Sarrubbo destacou a alta produtividade do Ministério Público e disse que o cenário atual irá servir de modelo no futuro.

A respeito dos desafios trazidos pela pandemia de Covid-19, o desembargador citou o trabalho 100% remoto, que perdura até hoje. “Nós fomos nos surpreendendo diariamente pela evolução dos acontecimentos. O Conselho Superior da Magistratura, reunido o dia inteiro, só tratava disso. O grande desafio foi colocar todos os servidores trabalhando remotamente e dar atenção aos advogados e ao MP. Neste exato momento temos 30 mil pessoas trabalhando, já vamos para a 5ª sessão virtual do Órgão Especial e tudo corre muito bem. As câmaras estão fazendo sessões telepresenciais e estamos admitindo sustentações orais remotas. Para mim é um orgulho tremendo”, destacou. Os integrantes da OAB Cláudia Luna e Ricardo Toledo elogiaram a proatividade do Tribunal em realizar audiências remotas e afirmaram que as sustentações orais virtuais democratizam a Justiça, tornando viável a participação de advogados e partes que nem sempre conseguem arcar com os custos do deslocamento até a Capital.

O último tema debatido foi o prosseguimento das audiências virtuais após o fim da pandemia. Afirmou o desembargador Luis Soares de Mello: “A verdade é que o sistema virtual veio para ficar. No segundo grau ele tem funcionado de forma tranquila, dando a ideia de estar numa audiência pública. O Tribunal de Justiça está preparado para isso”.

 

 

Comunicação Social TJSP – AA (texto) / Divulgação (foto)
imprensatj@tjsp.jus.br

 

Siga o TJSP nas redes sociais: 
www.facebook.com/tjspoficial
www.twitter.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP