TJSP na Mídia: Presidente Pinheiro Franco concede entrevista ao Conjur

Desembargador fala sobre aprendizados durante a pandemia.

    O portal Conjur publicou, ontem (22), entrevista com o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco. Foram abordados temas como trabalho remoto, questões orçamentárias, projetos adiados em função da pandemia, investimentos em tecnologia e informatização e outros.

    De acordo com o magistrado, o trabalho parcialmente remoto é uma realidade que deu certo. “Não podemos, evidentemente, deixar os fóruns e tribunais sem a presença de magistrados e servidores, porque esse contato, vinculado com a jurisdição, é importante. Mas estamos estudando o trabalho remoto parcial, em rodízio, notadamente porque ele foi altamente positivo”, afirmou.

    O presidente informou que não há data definida para o trabalho ser normalizado e as sessões voltarem a ser presenciais. “Estamos retomando o trabalho presencial, de forma gradual e responsável, observando o Plano São Paulo. Hoje, todas as comarcas estão com 20% de servidores e magistrados trabalhando nos fóruns. A tendência, a partir do momento em que sentirmos segurança, é aumentarmos esse percentual sem pressa. Mas o retorno é necessário e inevitável, ainda que parcialmente, dada a natureza essencial dos serviços que prestamos, lembrando que ainda temos 25% de nossos processos em meio físico”, pontuou.

    Sobre a área tecnológica da Corte, Pinheiro Franco disse que “num Tribunal de Justiça de grande porte, como o de São Paulo, o investimento na área de TI tende a ser constante, sem retrações ou grandes saltos, de modo a não impactar na sustentação da atividade jurisdicional”. Segundo ele, serão investidos “nossos melhores esforços para proceder à digitalização do acervo físico remanescente, permitindo a massiva aplicação de automação, robotização e inteligência artificial para a solução de processos antigos e entrega da jurisdição de qualidade no menor tempo possível”.

    Confira a entrevista na íntegra.

 

    Comunicação Social TJSP – SB (texto) / LF (arte)

    imprensatj@tjsp.jus.br

 

    Siga o TJSP nas redes sociais: 

    www.facebook.com/tjspoficial

    www.twitter.com/tjspoficial

    www.youtube.com/tjspoficial

    www.flickr.com/tjsp_oficial

    www.instagram.com/tjspoficial

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP