#TrabalhoRemotoTJSP – Teleaudiências proporcionam celeridade e economia na 1ª Vara da Família de Itapetininga

Modelo possibilitou que parte fosse ouvida no Canadá.

    Em razão da pandemia da Covid-19, algumas mudanças necessárias foram implementadas no âmbito do Tribunal de Justiça de São Paulo, entre elas, o home office e o distanciamento social. A ampliação do trabalho remoto neste período incentivou a realização de audiência virtuais por todo o estado, com oitiva de partes e testemunhas por sistema virtual.
    Nesse contexto, audiências realizadas na 1ª Vara da Família e das Sucessões de Itapetininga vêm observado essa diretriz e, sempre que possível, seguem sendo realizadas de forma remota. “Passamos a vislumbrar a viabilidade da prática de atos processuais até então inimagináveis, como a realização de audiência de instrução e julgamento na modalidade virtual com uma das partes residindo em outra cidade ou mesmo em outro país”, afirmou o juiz Rodrigo Vieira Murat.
    Foi o que se verificou, de forma inédita na vara, nesta quarta-feira (16), em processo de exoneração de alimentos. A oitiva foi realizada sem qualquer intercorrência, mesmo com uma das partes morando no Canadá. Além de praticidade, o modelo garantiu celeridade processual e economia para os cofres públicos. “Diante disso, o que se conclui é que tais práticas, decorrentes de tempos de excepcionalidade e incertezas, poderão contribuir, mesmo após a pandemia, com uma prestação jurisdicional aprimorada e de qualidade”, falou o magistrado.

    Compartilhe sua experiência
    Os cartórios e equipes que queiram compartilhar suas histórias e rotinas com a Comunicação Social do Tribunal de Justiça podem enviar e-mail para redessociais@tjsp.jus.br com fotos e informações da organização do trabalho.  Também vale publicar fotos nas redes sociais e marcá-las com as hashtags #TrabalhoRemotoTJSP e #AJustiçaNãoPara, informando sua unidade. A foto pode ser publicada no Instagram @TJSPoficial.

    Comunicação Social TJSP – SB (texto) / MC (arte)

    imprensatj@tjsp.jus.br

 

    Siga o TJSP nas redes sociais: 
    
www.facebook.com/tjspoficial
    www.twitter.com/tjspoficial
    www.youtube.com/tjspoficial
    www.flickr.com/tjsp_oficial
    www.instagram.com/tjspoficial

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP