Comarcas participam da Semana Restaurativa 2021

Grupo Gestor realizou Encontro de Celebração.

  Comarcas de todo o estado realizaram eventos relativos à Semana Restaurativa, comemorada em todo o mundo na terceira semana de novembro e criada para divulgar e consolidar os princípios e ações restaurativos. Há quatro anos, o Tribunal de Justiça de São Paulo, por meio de seu Grupo Gestor da Justiça Restaurativa, ligado à Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ), e dos Núcleos de Justiça Restaurativa das comarcas, integra esse movimento mundial. Confira como foi a  programação da Semana.
Nesta sexta-feira (19), o Grupo Gestor promoveu o “Encontro de Celebração da Semana Restaurativa 2021: Paulo Freire - História e reflexões em diálogo com a Justiça Restaurativa”. O desembargador Ademir de Carvalho Benedito, integrante da CIJ e ex-vice-presidente do TJSP, representou o coordenador da Infância e Juventude, desembargador Reinaldo Cintra Torres de Carvalho. “A organização do evento não poderia ter sido mais feliz no título que deu a este encontro, lembrando o educador Paulo Freire. A justiça tem na educação grande instrumento de desenvolvimento e de implantação junto à sociedade civil”, considerou o magistrado na abertura dos trabalhos. Em seguida, o juiz Egberto de Almeida Penido também cumprimentou os palestrantes convidados e público presente.

O encontro virtual contou com três exposições sobre o tema, ministradas pela pedagoga e mestre em educação profissional em Saúde, Bianca Ribeiro Veloso (RJ); pela servidora do Departamento Geral de Ações Socioeducativas do Rio de Janeiro (Degase – RJ), Cristiane Dionizio Gomes Schirmer; e por Roberta Rosa Ribeiro, promotora de Justiça do Rio de Janeiro. As convidadas foram apresentadas pelos juízes do TJSP Eliane Cristina Cinto e o juiz Marcelo da Cunha Bergo.
Ao final dos painéis, os participantes puderam interagir com as palestrantes com perguntas e comentários. Os juízes Egberto de Almeida Penido e Vanessa Vaitekunas Zapater encerram o encontro. “Tivemos falas muito potentes, provocadoras que nos tiraram do nosso lugar de conforto. Que não percamos a essência desse movimento tão importante que é a justiça restaurativa”, refletiu o magistrado. A juíza Vanessa Zapater completou: “Saio muito agradecida e nutrida desse encontro. Muito obrigada a todos”.
Em São José do Rio Preto, a Vara da Infância e Juventude da comarca promoveu o XVI Encontro de Membros de CMDCAs e Conselheiros Tutelares. Neste ano o evento teve o tema "Diálogos Restaurativos". Após explanação do juiz Evandro Pelarin houve a realização de dois processos circulares. Participaram do encontro o promotor de Justiça André Luís de Souza; o prefeito de Uchôa, Claudio Martins, e a primeira-dama e vereadora, Marilda Martins; membros de Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCAs); conselheiros tutelares das cidades de Bady Bassitt, Cedral, Ipiguá, Guapiaçu, São José do Rio Preto e Uchôa; e profissionais da rede de proteção.

         

          Comunicação Social TJSP – TM (texto) / PS (reprodução e arte)
         
imprensatj@tjsp.jus.br

 

          Siga o TJSP nas redes sociais:
         
www.facebook.com/tjspoficial
         
www.twitter.com/tjspoficial
         
www.youtube.com/tjspoficial
         
www.flickr.com/tjsp_oficial
         
www.instagram.com/tjspoficial

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP