APMTJ realiza solenidade em comemoração ao Dia da Bandeira

Hasteamento do símbolo nacional no Palácio da Justiça.

 

No Dia da Bandeira, celebrado em 19 de novembro, a Assessoria Policial Militar do Tribunal de Justiça de São Paulo (APMTJ) realizou o hasteamento do símbolo nacional e a tradicional incineração das bandeiras já utilizadas nos prédios do TJSP e que, pelo desgaste natural do tempo, tornaram-se inservíveis. A cerimônia ocorreu no Palácio da Justiça, sede da Corte paulista, conduzida pelo cel PM Sidney Mendes de Souza, chefe da APMTJ. Nos prédios da Justiça estadual, a PM exerce suas atribuições legais de segurança, policiamento e escolta de presos, atuando na proteção daqueles que buscam os serviços forenses.
A bandeira nacional, adotada logo após a Proclamação da República pelo Decreto nº 4/1889, é um dos símbolos de representação da nação. A solenidade teve início com a apresentação da tropa pela 1º tenente PM Carolina Ribeiro Borges ao cel PM Mendes. Em seguida, o chefe da APMTJ realizou o hasteamento da bandeira nacional e determinou ao 1º tenente PM Cristiano Roberto Tonon a leitura da ordem do dia, escrita pelo comandante-geral da Polícia Militar de São Paulo, cel PM Fernando Alencar Medeiros.
“Nesse momento do ato cívico, revestido de especial significado, em que prestamos nossa solene continência ao ‘Símbolo Augusto da Pátria’, não podemos esquecer que ainda vivemos o tempo sombrio de uma pandemia que atingiu o mundo inteiro e que, de forma implacável, afetou nações e povos de todos os continentes. (...) Sob a sombra etérea da nossa Bandeira Nacional, cumprimos o juramento solene sem esmorecer em nenhum momento. Trabalhamos todos os dias na pandemia protegendo as pessoas, combatendo o crime e fazendo cumprir as leis”, constou em um trecho da ordem do dia.
Na oportunidade, foram destacados os cumprimentos do presidente do TJSP, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco, ao prestar homenagem à Bandeira Nacional. O magistrado não pôde acompanhar a celebração em razão de compromisso institucional no interior do Estado.
Após a leitura, a subtenente PM Jussara Jurema Soares, praça mais antiga da APMTJ, foi a responsável pelo tradicional ato de incineração. Também acompanharam as homenagens ao Pavilhão Nacional o tenente-coronel PM Claudio Angelini e os primeiros-tenentes PM Tiago Morato Maciel e Flávio Augusto Godoy.

        Mais fotos no Flickr.

 

  Comunicação Social TJSP – CA (texto) / PS (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br

 

  Siga o TJSP nas redes sociais:
www.facebook.com/tjspoficial
www.twitter.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP