TJSP na Mídia: Teleaudiências e serviços virtuais são destaque no Jornal Nacional

Presidente eleito Ricardo Anafe fala sobre futuro da Justiça.

    A adaptação das atividades do Tribunal de Justiça de São Paulo ao ambiente virtual durante a pandemia foi destaque de reportagem do Jornal Nacional, da TV Globo, veiculada na edição do último sábado (20). A matéria, intitulada “Como a pandemia mudou a forma de atendimento em vários setores”, mostrou o funcionamento do Balcão Virtual, serviço disponível no portal do TJSP, e a implantação das audiências e sessões de julgamento virtuais durante a crise sanitária.
    O corregedor-geral da Justiça de São Paulo e presidente eleito do TJSP para o biênio 2022/2023, desembargador Ricardo Mair Anafe, afirmou que as teleaudiências e sessões de julgamento online continuarão no período pós-pandemia. “O modelo híbrido pode ser perfeitamente implantado”, destacou. “Aproveito o que tenho de melhor do presencial com o que tenho de melhor e mais eficiente da videoconferência.”
    A repórter Renata Ribeiro contou que “é por causa da comodidade que o canal eletrônico se tornou o preferido de autores e réus de processos, advogados e peritos”. A servidora Rita Reis também conversou com a jornalista e deu exemplos do que pode ser feito virtualmente.

    Combate à violência doméstica - Na última semana, os portais R7 e O Diário veicularam matérias sobre o projeto Carta de Mulheres, lançado em abril do ano passado para auxiliar vítimas com informações e orientações. Os textos noticiam que o projeto já recebeu duas mil mensagens, das quais se constatou que a maioria dos agressores (629) são maridos e companheiros das vítimas.
    Vários veículos, como os portais G1, A Cidade ON e Revide, também deram conta da instalação das Varas de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher nas comarcas de Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, ocorridas em 18 e 19/11, respectivamente.

    Eleição Apamagis - Também foi publicada neste domingo (21), no portal do Conjur, entrevista com a juíza Vanessa Ribeiro Mateus, presidente reeleita da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis) para o biênio 2022/2023. A magistrada, que fez história em seu primeiro mandato como a primeira mulher eleita para comandar a entidade, detalha os planos para seu próximo mandato, fala da participação ativa da Apamagis nas casas legislativas e da necessidade de melhorar a comunicação dos juízes com a sociedade. “As pessoas ouvem falar sobre o Judiciário pelas redes sociais, canais de TV, e sempre em virtude de notícias relativas aos tribunais superiores. Além desses veículos apresentarem informações rápidas e menos aprofundadas, a realidade do primeiro e do segundo graus é diferente das cortes superiores e precisa ser conhecida pela população”, disse. “Acreditamos no diálogo e temos ocupado os canais que nos são disponibilizados pela imprensa para tentar reverter essa imagem formada de forma superficial e equivocada.”

     Comunicação Social TJSP – DM (texto) / LF (arte)
    imprensatj@tjsp.jus.br

     Siga o TJSP nas redes sociais:
    www.facebook.com/tjspoficial
    
www.twitter.com/tjspoficial
    
www.youtube.com/tjspoficial
    
www.flickr.com/tjsp_oficial
    
www.instagram.com/tjspoficial

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP