Tribunal amplia atendimento pelo Balcão Virtual

100% das unidades do 2º Grau inseridas na plataforma.

 

    A ampliação gradativa do Balcão Virtual segue em andamento e, a partir de hoje (13), novas unidades passam a prestar o atendimento em tempo real por videoconferência. Nessa terceira fase de expansão, o 2º Grau atingiu 100% dos setores contemplados – são cartórios das câmaras, entrada e distribuição, acervo e processamento de recursos aos tribunais superiores. Já no 1º Grau foram habilitadas 121 varas de Juizado Especial. Com as 31 que já estavam em funcionamento, o total passou para 152 varas no Estado.

    O Balcão Virtual, regulamentado pela Resolução nº 372/21 do Conselho Nacional de Justiça, está sendo implementado de forma gradativa no Tribunal de Justiça de São Paulo, o maior do País. O serviço funciona das 13 às 19 horas e é possível solicitar informações sobre os últimos andamentos dos processos físicos ou digitais, datas de cumprimento, senha de acesso aos autos para partes e interessados, orientações a jurados ou outras informações não disponíveis nos demais canais de atendimento, reproduzindo a consulta em balcão. Algumas atividades da Justiça já contam com regulamentação própria de atendimento on-line e, por essa razão, não podem ser solicitadas pelo Balcão Virtual. Na página constam todos os esclarecimentos e orientações. 

 

    Como funciona

    O usuário acessa o site www.tjsp.jus.br/balcaovirtual. Antes de começar, recomenda-se verificar os serviços disponíveis pela ferramenta. Na sequência, basta selecionar a unidade e clicar em “Iniciar Atendimento”. O sistema informa a posição na fila de espera. No momento do atendimento, alguns navegadores da internet emitem um alerta sonoro. Se o acesso não ocorrer em 60 segundos, o chamado é encerrado. Após a videoconferência, o usuário pode responder a uma pesquisa de satisfação.

 

    Comunicado

    A Presidência do TJSP e a Corregedoria Geral da Justiça publicaram o Comunicado Conjunto nº 2.85/21, que detalha o atendimento prestado pelos servidores da Justiça no Balcão Virtual. O serviço utiliza o aplicativo Teams e os funcionários visualizam pelo chat a fila de atendimento. O contato pode ocorrer por áudio, vídeo ou apenas por mensagens, quando possível. O servidor designado para o primeiro atendimento pode, se necessário, incluir outras pessoas da unidade para complementação de informações.

 

    Comunicação Social TJSP – SB (texto) / JT (arte)
    imprensatj@tjsp.jus.br

 

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