CIJ promove palestra sobre violência sexual contra adolescentes e seus direitos sexuais e reprodutivos

Especialista explanou tema para o público.

    A Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ) promoveu, na terça-feira (14), em parceria com a Escola Judicial dos Servidores (EJUS), palestra online sobre “Violência sexual contra adolescentes e os direitos sexuais e reprodutivos: não se cale!”, ministrada por Maria Sylvia de Souza Vitalle, mestre em Pediatria e doutora em Medicina; integrante do Departamento de Adolescência da Sociedade de Pediatria de São Paulo e da Comissão Científica do Programa de Saúde do Adolescente da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Cerca de 230 pessoas participaram do evento, aberto para público interno e geral.
    O desembargador Ademir de Carvalho Benedito, coordenador da Infância e Juventude em exercício, oficiou a abertura do evento. “O tema de hoje é de extrema importância e sensibilidade e já há muitos anos vem sendo tratado e abordado por magistrados, promotores, advogados e, principalmente pelo corpo técnico do Tribunal – psicólogos e assistentes sociais, e vem cada vez mais despontado como uma grave ferida na sociedade brasileira”. Em seguida, a juíza Maria Lucinda da Costa, integrante da CIJ, apresentou a palestrante e deu boas-vindas aos participantes.
    “No Brasil, o entendimento amplo dos direitos sexuais e reprodutivos asseguram a adoção dos princípios básicos da saúde e de importantes garantias legais para a adolescência e suas especificidades”, iniciou a especialista. Maria Sylvia explanou em seguida sobre a violência sexual contra adolescentes, com o foco de se reconhecer para prevenir danos. “Toda violência que envolve situações em que se é fisicamente forçado a ter um intercurso contra a vontade ou fazer algo no contexto sexual que é considerado pelo indivíduo como humilhante ou degradante”, explicou. De acordo com a especialista, os perpetradores geralmente são pessoas conhecidas da vítima e da família. “Por isso, os profissionais de saúde e educação que lidam com crianças devem saber aconselhar a evitar situações de risco, facilitar a revelação, orientar pais e cuidadores, questionar amorosamente a criança e o adolescente e devem reagir apropriadamente à violação, promovendo o adequado acolhimento da vítima e realização da denúncia. Por meio da educação e da conscientização podemos enfrentar melhor essa situação, evitar danos e romper com esse ciclo de violência”, concluiu a especialista.
    Ao final do webinar, a juíza Maria Lucinda intermediou as perguntas e comentários dos participantes e encerrou: “Nós, como operadores do direito temos o dever de impedir a revitimização, de acolher a vítima, de ouvir mais do que perguntar e nos policiarmos com as perguntas a serem feitas”. A palestra estará disponível nas páginas da Coordenadoria da Infância e da EJUS.

 

    Comunicação Social TJSP – TM (texto) / AC (reprodução e arte)

    imprensatj@tjsp.jus.br

 

    Siga o TJSP nas redes sociais: 
    
www.facebook.com/tjspoficial
    www.twitter.com/tjspoficial
    www.youtube.com/tjspoficial
    www.flickr.com/tjsp_oficial
    www.instagram.com/tjspoficial

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP