TJSP prestigia posse solene do defensor público-geral

Florisvaldo Fiorentino foi reconduzido ao posto.

    O Tribunal de Justiça de São Paulo prestigiou, na noite de ontem (4), a cerimônia que formalizou a posse do defensor público-geral do Estado de São Paulo e presidente do Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege), Florisvaldo Fiorentino, e dos conselheiros das duas instituições. O presidente do TJSP, desembargador Ricardo Mair Anafe, o vice-presidente do TJSP, desembargador Guilherme Gonçalves Strenger, e o corregedor-geral da Justiça de São Paulo, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, participaram da solenidade.

    O evento foi iniciado com uma mensagem em vídeo do governador Rodrigo Garcia. “O trabalho da Defensoria é um dos mais nobres da sociedade”, afirmou. “É preciso vocação e conhecimento para trilhar o caminho da defesa das pessoas que não têm condições para isso”, disse.

    O secretário de Estado da Justiça, Fernando José da Costa, representou o governador na solenidade presencial. Ele elogiou a Defensoria como uma instituição de “vanguarda”. “Um dos poderes públicos mais importantes no enfrentamento dos problemas sociais”, concluiu.

    “A Defensoria Pública vem cumprindo suas atribuições constitucionais com excelência e galhardia”, declarou o presidente Ricardo Anafe ao saudar em nome do Poder Judiciário a nova direção da instituição. O magistrado frisou que, em sua a experiência, os defensores públicos atuam com “posicionamento sempre absolutamente firme, mas sem perder a afabilidade e a gentileza”, características também presentes na pessoa do defensor público-geral, afirmou “Vida longa à Defensoria Pública do Estado de São Paulo”, encerrou o presidente.

    Florisvaldo Fiorentino foi reconduzido ao cargo de defensor público-geral para o biênio 2022/2024. Em seu discurso de posse, destacou a importância da união entre as instituições do sistema de Justiça para a proteção dos hipossuficientes. Ele agradeceu o apoio dos integrantes do Poder Judiciário, em especial da Presidência do TJSP, “sempre aberta a ouvir” e fez um balanço da biênio anterior, marcado pela pandemia. E renovou o compromisso de trabalhar para que a Defensoria Pública de São Paulo seja uma instituição que renova a "esperança de uma sociedade cada vez mais justa e igualitária".

    Integram o Conselho Superior da Defensoria Pública de SP Allan Ramalho Ferreira (representante dos Núcleos Especializados), Júlio César Tanone (representante das Regionais do Interior), Érica Leoni Ebeling (representante da Capital e Região Metropolitana), Raphael Camarão Trevizan (representante do Nível I), Leonardo Nascimento de Paula (representante do Nível II), Leonardo Scofano Danasceno Peixoto (representante do Nível III), Rafael Morais Português de Souza (representante do Nível IV) e Luiz Felipe Azevedo Fagundes (representante do Nível V).

    A nova Diretoria do Condege é composta pelos defensores públicos-gerais Ricardo Queiroz Paiva (Amazonas), como vice-presidente; João Paulo Carneiro Gonçalves Ledo (Pará), como secretário-executivo; Patrícia Elias Cozzolino de Oliveira (Mato Grosso do Sul), como secretária-adjunta; e André Ribeiro Giamberardino (Paraná), como coordenador de Comissões.

    Também fizeram uso da palavra a presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), desembargadora Marisa Ferreira dos Santos; o presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), conselheiro Dimas Ramalho; a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo, Patricia Vanzolini; a defensora pública Érica Leoni Ebeling, representando os conselheiros eleitos; a presidente da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), Rivana Barreto Ricarte; e o presidente da Associação Paulista das Defensoras e Defensores Públicos (Apadep), Rafael Galati Sábio.

    Completaram a mesa de honra da cerimônia o defensor público-geral da União, Daniel Macedo Alves Pereira; a defensora pública-geral do Tocantins e presidente do Condege no biênio 2021/2022, Estellamaris Postal; o subprocurador-geral de Justiça do Estado de São Paulo, procurador de Justiça Wallace Paiva Martins Júnior, representado o procurador-geral; a secretária Municipal da Justiça, Eunice Aparecida de Jesus Prudente, representando o prefeito de São Paulo; a corregedora-geral da Defensoria Pública de São Paulo, Cristina Guelfi Gonçalves; e a ouvidora-geral das Defensorias Públicas, Camila Marques.

    O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Paulo Sérgio Brant de Carvalho Galizia, e o desembargador Roberto Nussinkis Mac Cracken, também prestigiaram a solenidade.

 

    Comunicação Social TJSP – GA (texto) / PS (fotos)

    imprensatj@tjsp.jus.br

 

    Siga o TJSP nas redes sociais: 
    
www.facebook.com/tjspoficial
    www.twitter.com/tjspoficial

    www.youtube.com/tjspoficial

    www.flickr.com/tjsp_oficial

    www.instagram.com/tjspoficial

     www.linkedin.com/company/tjesp

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP