Desembargador João Luiz Morenghi é homenageado antes da aposentadoria

Última sessão na 12ª Câmara de Direito Criminal.
 
O desembargador João Luiz Morenghi recebeu, nesta terça-feira (25), homenagens em sua última sessão na 12ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo, após 46 anos de magistratura. A despedida foi prestigiada pelo presidente do TJSP, desembargador Ricardo Mair Anafe, bem como por integrantes do Conselho Superior da Magistratura, desembargadores, integrantes do Ministério Público e da advocacia, servidores e familiares do homenageado. 
Após a abertura da sessão, o presidente Ricardo Anafe recordou quando conheceu o desembargador João Morenghi e destacou a tranquilidade, caráter e preocupação com a efetividade da jurisdição. “Vossa Excelência cumpriu seu dever da melhor forma possível. O povo paulista se sente agradecido pela prestação jurisdicional que o senhor prestou. Seja muito feliz nessa nova jornada, que seja de contentamento”, declarou.
Em seguida, o vice-presidente do Tribunal, desembargador Guilherme Gonçalves Strenger, pontuou a postura afável do homenageado e acrescentou que fará muita falta. “João Morenghi é um ser humano especial. Desejo ao João, de coração, toda felicidade do mundo. Que seja muito feliz nessa nova fase”, disse. Na sequência, o corregedor-geral da Justiça, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, relembrou histórias vividas com o magistrado e ressaltou algumas de suas qualidades, salientando que é uma referência. “Falar em João Morenghi é falar de tranquilidade, serenidade e competência. É um exemplo de amizade que a todos nós fará falta”, ressaltou.
O presidente da Seção de Direito Criminal, desembargador Francisco José Galvão Bruno, também evidenciou qualidades do homenageado. “Uma palavra que define o Morenghi é diversão. É impossível conversar com ele sem risadas”, relatou. O presidente da Seção de Direito Privado, desembargador Artur César Beretta da Silveira, usou a palavra para enaltecer a atuação do magistrado. “Fiz questão de comparecer para homenageá-lo. Conheço sua trajetória, e iremos perder com sua partida”, disse. 
Os colegas da 12ª Câmara também prestaram suas homenagens. O desembargador Carlos Vico Mañas lembrou que João Morenghi o recebeu com simpatia logo ao primeiro contato. “Aquele encontro criou raízes e nesses anos todos minha admiração por vossa excelência só aumentou. Foi um grande privilégio conviver todos esses anos com vossa excelência”, disse. O desembargador Sérgio Mazina Martins, presidente da Câmara, realçou a alegria do colega. “Espero que consigamos manter isso vivo no nosso trabalho também”, falou. O desembargador Paulo Antonio Rossi destacou a amizade que possui com João Morenghi. “Aprendi a humildade do colegiado. É uma honra ter sentado ao seu lado”, disse. A desembargadora Angélica de Maria Mello de Almeida, que se aposentou como integrante da Câmara, comentou sobre a trajetória do amigo e prestou suas homenagens. “Que Vossa Excelência possa compartilhar com sua família a aposentadoria merecida”, finalizou.  
Integrantes do Ministério Público e da Advocacia proferiram suas homenagens. O procurador de Justiça Maurício Antonio Ribeiro Lopes lembrou de momentos junto ao desembargador Morenghi. “Vossa Excelência deixa aos amigos deste Tribunal, a esta Corte e à Justiça de São Paulo uma saudade e um legado inesgotável”, afirmou. O advogado Alberto Zacharias Toron elogiou o magistrado pelo trabalho realizado. “É aquela pessoa respeitada não pela força do cargo, mas pelo prestígio e respeito que angariou”, destacou.
Com a palavra, o desembargador João Luiz Morenghi agradeceu a presença de todos. “Essa honrosa presença da cúpula do Judiciário paulistano me enche de orgulho e me leva a crer que estou fechando minha carreira de magistrado com chave de ouro. Nessa instituição fiz grandes amigos”, expressou. Além disso, o magistrado lembrou a primeira vez que entrou na sede do Tribunal e comentou sobre os trabalhos na 12ª Câmara de Direito Criminal. “Nós julgamos de acordo com o processo e com as garantias individuais”, completou. 
Também prestigiaram a solenidade os desembargadores Luiz Antonio Figueiredo Gonçalves, Mário Devienne Ferraz e José Roberto Nogueira Nascimento; a esposa do homenageado Lucimara Faga Morenghi; e a filha do homenageado Daniela Maria Morenghi.
 
Trajetória – João Luiz Morenghi nasceu em Itapetininga (SP), em 1948. Graduou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de Varginha (MG), turma de 1973. Entre outras atribuições, foi oficial de justiça antes de ingressar na Magistratura como juiz substituto na 56ª Circunscrição Judiciária, com sede em Tietê, em 1976. Judicou também Fartura, Taboão da Serra, Mogi das Cruzes, Barueri e Capital. Tornou-se juiz do Tribunal de Alçada Criminal em 1994. Foi promovido ao posto de desembargador em 2005. 
 
Comunicação Social TJSP – BC (texto) / RD (fotos)
 
Siga o TJSP nas redes sociais:

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP