COORDENADORIA DA MULHER EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR DO PODER JUDICIÁRIO (COMESP)

Assuntos de Interesse

Comunicado

COMARCA DE RIBEIRÃO PRETO PROMOVE ATIVIDADES EDUCATIVAS NA ‘SEMANA JUSTIÇA PELA PAZ EM CASA’

O Anexo da Violência Doméstica de Ribeirão Preto, sob coordenação da juíza Carolina Moreira Gama, vêm promovendo diversas atividades educativas durante a 11ª edição da campanha “Justiça pela Paz em Casa”. Na terça-feira (21), entre 9 e 13 horas, foi realizada oficina de grafitagem com adolescentes, intitulada “Arte na Lata”, nas dependências do Núcleo de Atendimento Especializado à Mulher (Naem). O trabalho foi desenvolvido pela artista plástica e artivista social, Elaine Cristina de Almeida, que utiliza a pintura para promover reflexões entre os jovens, alertando para questões sobre racismo, homofobia, violência contra a mulher, machismo, entre outros assuntos.

Durante a oficina, a artista explicou como as relações amorosas podem ser saudáveis ou abusivas. Ao final, os jovens aplicaram, na prática, os conhecimentos sobre os diversos tipos de relacionamentos por meio de grafites, o que resultou em um painel no muro externo do Naem, edifício anexo ao fórum local. “Uso minha arte para mudar a vida das pessoas e aquilo que acredito é minha forma de ativismo. Estar aqui é combater a violência que se apresenta na sociedade”, afirmou Elaine.

Na quarta-feira (22) cerca de 40 alunos do Serviço Social da Indústria (Sesi 344 - Campos Elísios) visitaram as instalações do fórum. Acompanhados da professora de Ciências Sociais e das monitoras da Organização Não Governamental (ONG) Mãos Estendidas, os adolescentes de idades entre 13 e 14 anos conheceram o cartório do Anexo da Violência Doméstica, a sala de audiências da juíza Carolina Moreira Gama, o salão do júri e também a exposição instalada no 1º andar do prédio.

Segundo a coordenadora da “Mãos Estendidas”, Márcia Pieri, o objetivo do projeto é realizar um trabalho de prevenção nas escolas. “Este é nosso segundo ano no Sesi e, por escolha dos alunos, o tema violência agora faz parte das aulas de Ciências Sociais”, explicou. Ela ressaltou que sua equipe desenvolve palestras, painéis, músicas e outras atividades artísticas sobre o tema.

Até a próxima semana, a Comarca ainda realizará outros eventos em comemoração à Semana Justiça pela Paz em Casa, incluindo oficinas com mulheres que passaram por vitimização, além de palestras na rede pública de ensino e também para os alunos do curso de Psicologia de uma faculdade local.



Comunicação Social TJSP – FR (texto)

imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP