Até o final de março, mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o saguão do Complexo Judiciário Ministro Mário Guimarães (fórum criminal da Barra Funda) abriga a exposição “Capítulos da Violência Doméstica e da História das Mulheres no Brasil”. O evento é uma parceria entre o Tribunal de Justiça de São Paulo e a Escola Paulista da Magistratura.
Composta por 13 painéis com fotos e textos, a mostra traz a evolução da presença feminina no cenário nacional em importantes segmentos da sociedade, como, por exemplo, na política: a cidade de São Paulo elegeu duas prefeitas nos últimos 20 anos (Luiza Erundina e Marta Suplicy) e o Brasil tem atualmente uma presidenta (Dilma Rousseff).
A exposição, realizada sob a curadoria do Museu do Tribunal de Justiça, trata, ainda, da presença das mulheres no Judiciário, com destaque para a chegada das ministras Ellen Gracie e Eliana Calmon aos tribunais superiores – Supremo Tribunal Federal e Superior Tribunal de Justiça respectivamente. No contexto paulista, aborda o crescimento do número de magistradas nos últimos anos, já que hoje representam cerca de um terço dos juízes de primeira instância.
Comunicação Social TJSP – RP (texto)
imprensatj@tjsp.jus.br