COORDENADORIA DA MULHER EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR DO PODER JUDICIÁRIO (COMESP)

Assuntos de Interesse

Comunicado

PALESTRA SOBRE O PROGRAMA ‘TEM SAÍDA’ ENCERRA A SEMANA DA JUSTIÇA PELA PAZ EM CASA NO TJSP

Encerrou-se na sexta-feira (30) a 10ª edição da “Semana da Justiça pela Paz em Casa”. Dentre as atividades do Tribunal de Justiça de São Paulo no período, ocorreu no Fórum Criminal da Barra Funda uma palestra ministrada pelo juiz Mário Rubens Assumpção Filho, da Vara da Região Leste 3 de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher. O evento foi coordenado pela juíza Elaine Cristina Monteiro Cavalcante, da Vara do Foro Central de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.

O tema da palestra foi o programa “Tem Saída”, política pública da Prefeitura da Capital que visa prover autonomia financeira à mulher em situação de violência doméstica e familiar por meio de sua inserção no mercado de trabalho. O TJSP é um dos signatários do projeto, lançado em agosto deste ano.

A iniciativa prevê que a vítima em situação de violência doméstica e familiar seja atendida a partir do momento em que ingressar com uma denúncia contra o agressor no Ministério Público, Defensoria Pública, Poder Judiciário ou delegacia. Ela é encaminhada pelo sistema judiciário aos equipamentos de seleção da Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (SMTE). No local, recebe atendimento especial e tem entrevista prioritária para as vagas disponibilizadas pelas empresas parceiras do programa.

“A invisibilidade é um mal que a gente tem que combater”, afirmou Mário Rubens. “A mulher não entende que sofre violência doméstica e acha que um tapa ou um xingamento é próprio do relacionamento em que ela está.”

Também participaram do evento representantes de algumas das empresas parceiras do “Tem Saída”: pelo Magazine Luiza, Samir José e Silva; pela empresa GRSA, Jéssica Mayara Carvalho Pereira; e pela Sodexo, Tamara Nunes de Oliveira Alencar Costa. Todos relataram sua experiência com o projeto até o momento. A coordenadora do Centro de Referência e Apoio à Vítima, Cristiane Pereira, também compôs a mesa.

Após abrir espaço para perguntas da plateia presente, Elaine Cavalcante agradeceu a presença de todos e reafirmou o compromisso do TJSP com o combate à violência contra a mulher. “Este é um encontro para que todos fortaleçam seus corações, com a certeza de que estamos caminhando para o melhor.”



Comunicação Social – DM (texto)

imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP