Instalação de Vara de Violência Doméstica é destaque
O Tribunal de Justiça de São Paulo promove, entre os dias 25 e 29 de n?ovembro, ações voltadas ao enfrentamento da violência doméstica, como forma de participação na 15ª edição da Semana Justiça pela Paz em Casa, iniciativa nacional de conscientização, prevenção e julgamento de casos sobre o tema. O destaque da semana é a instalação da Vara da Região Leste 3 de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, no Foro Regional de São Miguel Paulista, em cerimônia que acontecerá na segunda-feira (25), às 13 horas, e contará com a presença do presidente da Corte, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças.
Como acontece em todas as edições da Semana pela Paz em Casa, o TJSP, por meio da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário (Comesp), também promoverá palestras, cursos e oficinas, bem como serão coordenadas ações que priorizem o julgamento de pro?cessos relacionados ao tema. Confira abaixo o calendário de iniciativas promovidas nas comarcas do Estado de São Paulo.
25/11 – Segunda-feira
Foro Regional de São Miguel Paulista
13h – Instalação da Vara da Região Leste 3 (Itaquera) de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher
Anexo de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de Ribeirão Preto (juíza Carolina Moreira Gama)
8h – Participação da psicóloga do setor técnico do Anexo de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Fernanda Pizeta, nas defesas de conclusão de curso do Ensino Médio da Escola Sesi 346, cujos temas se referem ao feminino e à violência doméstica.
Local: Sesi 346 – Rua Tapajós, 2714 – Vila Recreio
10h30 – Palestra sobre prevenção à violência doméstica
Palestrantes: Nádia Bonardi e Laura Melo (psicólogas do setor técnico do Anexo de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher) e Marta Melo (assistente social).
Local: Rua General Câmara, 157 – Ipiranga
Público-alvo: estudantes do 9° ano da Escola Estadual Edgardo Cajado
19h – Palestra e roda de conversa sobre questões relacionadas à Lei Maria da Penha, intitulada "Penha além da Penha".
Palestrante: juíza Carolina Moreira Gama
Local: Unaerp – Av. Costábile Romano, 2201
Público-alvo: estudantes de graduação da área da saúde, incluindo os discentes e coletivo feminista do curso de Medicina.
27/11 – Quarta-feira
Anexo de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de Ribeirão Preto (juíza Carolina Moreira Gama)
9h – Visita dos alunos do Ensino Médio da Escola Sesi 346 ao fórum, especialmente ao Anexo de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, sendo recepcionados pela juíza do Anexo, Carolina Moreira Gama.
Local: Fórum Estadual de Ribeirão Preto – Rua Alice Além Saad, 955 – Nova Ribeirânia
Anexo de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de Santo André (juíza Teresa Cristina Cabral Santana)
10h – Palestra do Dia Internacional pelo Fim da Violência contra as Mulheres
Palestrante: Teresa Cristina Cabral Santana – juíza do Anexo de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher
Local: Vem Maria – Rua João Fernandes, 118 – Jardim Santo André.
29/11 – Sexta-feira
Anexo de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de Ribeirão Preto (juíza Carolina Moreira Gama)
9h – Encontro de juízes da Justiça Restaurativa do Estado de São Paulo, com a participação da magistrada do Anexo de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Carolina Moreira Gama.
Local: Escola Paulista da Magistratura – Rua da Consolação, 1483 – São Paulo-SP
1ª Vara da Comarca de Socorro (juíza Fernanda Yumi Furukawa Hata)
10h30 – Reunião para formar a rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar. Foram convidadas as instituições: Câmara Municipal da Estância de Socorro; Rotary e Rotaract Club de Socorro; Associação Comercial de Socorro; Polícia Civil; Santa Casa de Misericórdia; OAB – Comissão da Mulher; Conselho da Comunidade; Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas); Centro de Referência de Assistência Social (Cras); Centro de Referência da Mulher; Centro de Atendimento Psicossocial (Caps I); Secretaria de Educação; Secretaria da Saúde; GCM; Ministério Público; oficiais de Justiça; Ofícios Judiciais; equipe multidisciplinar do fórum e a Polícia Militar.
Local: Sede do Caps – Rua XV de Novembro, 288 – Centro
2ª Vara da Comarca de Nova Odessa (juíza Michelli Vieira do Lago Ruesta Changman)
14h30 – Palestra "Violência Doméstica: o contexto da opressão". O objetivo deste evento é passar um panorama geral sobre a violência doméstica no Brasil, as causas e as soluções
Público-alvo: mulheres vítimas da violência doméstica e/ou mães de crianças pequenas. O conteúdo da palestra é voltado para a primeira infância, e é um dos braços do Projeto Afin.
Local: Fórum da Comarca de Nova Odessa – Av. João Pessoa, 1300 – Bosque dos Cedros
Comunicação Social TJSP – DM (texto)
imprensatj@tjsp.jus.br ?