Combate à violência doméstica e acesso à Justiça.
Iniciativas do Estado de São Paulo são finalistas em duas categorias da 20ª edição do Prêmio Innovare, que identifica e divulga práticas inovadoras para o aprimoramento da Justiça no Brasil. O projeto Somos Marias, idealizado pela juíza Danielle Camara Takahashi Cosentino Grandinetti, da Comarca de Peruíbe, em parceria com o promotor de Justiça Orlando Brunetti Barchini e Santos e a ONG Humanitas360, compete na categoria “Juiz”. Já na categoria “Tribunal” concorre o Programa Pop Rua, da Justiça Federal da 3ª Região (TRF3). O resultado será anunciado na cerimônia de premiação no Supremo Tribunal Federal (STF), em dezembro.
O projeto Somos Marias promove atendimento menos burocrático às mulheres vítimas de violência doméstica, em um ambiente separado, onde podem receber atendimento multidisciplinar, com serviço assistencial, acompanhamento psicológico, palestras, oficinas e cursos de profissionalização. A iniciativa também busca a conscientização dos agressores, que passam por um curso para aprenderem a trabalhar suas emoções, e dá assistência para crianças inseridas no contexto de violência doméstica.
O Programa Pop Rua Jud, liderado pelo TRF3, assegura às pessoas em situação de rua acesso à justiça e a outros serviços públicos, mediante parcerias com diversos órgãos, como o Tribunal de Justiça de São Paulo, e instituições privadas de cunho social. Além do atendimento assistencial e de saúde, há expedição de documentos, atendimento jurídico e acesso à Justiça para ações e procedimentos, principalmente assistenciais e previdenciários.
Conheça todos os finalistas.
Prêmio Innovare – Promovido pelo Instituto Innovare em parceria com instituições ligadas à Justiça, o prêmio colabora com a inovação no Judiciário, reconhecendo e compartilhando projetos de todo o país. Ele é dividido em seis categorias: Tribunal, Juiz, Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia e Justiça e Cidadania. A edição deste ano tem como tema “Defesa da Democracia e do Estado de Direito”.
*Com informações do Prêmio Innovare.
Comunicação Social TJSP – BC (texto)
imprensatj@tjsp.jus.br