Diagnóstico precoce aumenta chances de cura.
O mês de outubro é marcado internacionalmente pela campanha Outubro Rosa, movimento de conscientização para o controle do câncer de mama, tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. Para o Brasil, foram estimados 66.280 casos novos em 2021.
Durante o mês, o Tribunal de Justiça de São Paulo realizou ações para compartilhar informações e relembrar magistrados, servidores e demais integrantes do sistema de Justiça sobre a importância do diagnóstico precoce da doença para reabilitação e cura.
Entre os fatores de risco estão os ambientais ou comportamentais, como exposição a radiações ionizantes, obesidade, consumo de bebidas alcoólicas e sedentarismo; os hormonais, como primeira menstruação antes dos 12 anos, menopausa após os 55 anos, primeira gravidez após os 30 anos, uso de contraceptivos orais, terapia de reposição hormonal e hereditários. A incidência da doença aumenta com a idade e a maioria dos casos ocorre após os 50 anos, também de acordo com o Inca.
A prevenção pode ser realizada pelo autoexame e exame clínico. A alteração mais comum é o aparecimento de nódulo, normalmente indolor, duro e irregular. Outros sinais são pele da mama avermelhada, alterações nos mamilos, secreção e nódulos na região das axilas. Ao notar qualquer uma dessas modificações, é necessário procurar o serviço de saúde.
Confira as ações desenvolvidas no TJSP:
6ª edição do Corte Solidário
A iniciativa, promovida pela Diretoria da Saúde da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) em parceria com a rede de cabeleireiros Soho Hair, ocorreu no último dia 18, no Palácio da Justiça. Mais de 120 pessoas participaram, totalizando 52 doações de mechas de cabelo e R$ 3.500 arrecadados. Os recursos serão repassados à ONG Cabelegria e possibilitará a confecção de 35 perucas destinadas a pessoas em tratamento quimioterápico. Os interessados também podem enviar as mechas pelo correio, conforme as orientações disponibilizadas no site da instituição.
Palestra Daps live – Outubro Rosa: A mulher atual - prevenção e mitos
O evento on-line, parceria entre a Diretoria da Saúde e a Diretoria de Apoio aos Servidores (Daps), realizado no último dia 17, conscientizou magistrados e servidores do TJSP sobre assuntos relacionados à prevenção e tratamento do câncer de mama. Palestraram os médicos Eveline de Lucena Oliveira Souza Leão (doutora em Ciências e especialista em Gestão em Saúde), Alipio Naphal Martins (doutor e especialista em Ginecologia e Obstetrícia e em Mastologia), Vivian Schivartche (especialista em Imagem da Mama) e a psicóloga Emilene Andrada Donato (especialista em Saúde da Mulher).
Ao longo do mês, magistrados e servidores de diversas comarcas do Estado, como Piracicaba e Barretos, se mobilizaram e aderiram à campanha, vestindo a cor rosa em alusão à campanha do mês de outubro.
Comunicação Social TJSP – BC (texto)
imprensatj@tjsp.jus.br