COORDENADORIA DA MULHER EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR DO PODER JUDICIÁRIO (COMESP)

Assuntos de Interesse

Comunicado

TJSP na Mídia: Instalação da Vara Especializada de Violência Doméstica repercute na imprensa de Santos

Entrevista do presidente Fernando Torres Garcia ao Jornal Tribuna.

A instalação da Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Santos, realizada ontem (27), repercutiu em diversos veículos da imprensa da região.
Entre os destaques, está a entrevista concedida ao vivo pelo presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, ao Jornal Tribuna 1ª Edição. À repórter Thais Rozo, o magistrado falou sobre a importância da vara especializada para a região. “O Poder Judiciário tem se estruturado para o combate à violência doméstica e nós pretendemos, se o movimento forense assim exigir, espalhar essas varas por toda Baixada Santista. Não é mais admissível que, em pleno século 21, a mulher ainda esteja sendo vítima de violência dentro do próprio lar”, ressaltou.
Em matéria intitulada “Novo aliado no combate à violência doméstica”, o jornal A Tribuna salientou que, atualmente, o Tribunal de Justiça de São Paulo conta com 21 varas especializadas na matéria e 16 anexos em todo o Estado, oferecendo atendimento multidisciplinar com profissionais especializados no suporte às vítimas. No mesmo sentido, o G1 destacou que a unidade especializada terá competência para processar, julgar e executar as causas decorrentes de violência doméstica e familiar contra a mulher.
Ao Jornal Tribuna 2ª Edição, o juiz responsável pela vara, Edegar de Sousa Castro, explicou as mudanças trazidas pela instalação. “A ideia é centralizar os esforços em uma só unidade. Há uma agilização dos processos, com maior atenção à mulher”, observou. Ao Jornal Litoral, da TV Cultura, a juíza diretora do Fórum de Santos, Renata Sanchez Guidugli Gusmão, destacou que a inauguração é uma conquista para a cidade. “Ela representa um ganho muito grande para as políticas públicas que vem sendo implementadas em prol da defesa da mulher”. O telejornal Bom Dia Região pontuou que a inauguração acontece durante o “agosto lilás”, mês marcado pelo aniversário de 18 anos da Lei Maria da Penha e por diversas ações de conscientização.
Já os sites Diário do Litoral, Jornal da Orla, Folha Santista e BS9 ressaltaram que a Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher é a primeira a ser inaugurada na Baixada Santista.

Comunicação Social TJSP – FS (texto)
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP