O Fórum João Mendes Junior recebeu nesta segunda-feira (9) a exposição fotográfica Fim de Jogo – Juntos Contra a Prostituição Infantil, cujo objetivo é instigar a reflexão e provocar o debate para combater não apenas a prostituição infantil, mas também a pedofilia e a violência sexual, problemas que atingem a vida de milhares de crianças e mulheres brasileiras. A mostra chega ao Judiciário paulista após passar por diversas cidades do país e ficará no saguão do prédio até o dia 15 de julho.
A exposição, viabilizada por meio de parceria entre a Coordenadoria da Infância e da Juventude do TJSP e da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário do Estado de São Paulo (Comesp), é composta por 18 imagens do português Miguel Castello, feitas em estúdio.
Na abertura do evento, a coordenadora da Comesp, desembargadora Angélica de Maria Mello de Almeida, representando o presidente do TJSP, José Renato Nalini, disse que o desafio aceito pelo Tribunal de Justiça de São Paulo na campanha contra a prostituição infantil constitui passo importante na defesa de direito fundamental. “Representa o respeito à possibilidade de cada criança, cada adolescente, ter desenvolvimento pleno de sua capacidade e maturidade, de sua sexualidade".
A juíza da Vara Central da Infância, Dora Aparecida Martins de Morais, ressaltou o trabalho do TJSP na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes e falou sobre a exposição, que trata de um mal que atinge muitas crianças, mas ainda é pouco discutido pela sociedade. "É fundamental termos os olhos voltados a essa mazela."
O fotógrafo Miguel Castello declarou que o tema foi escolhido em decorrência da Copa do Mundo, ocasião em que grande contingente de estrangeiros visita o país e, também, porque o Brasil está na rota do turismo sexual de menores.
Participaram da cerimônia os magistrados Ricardo Scaff (juiz assessor da Presidência do TJSP), Homero Maion (diretor do Fórum João Mendes), Maria Domitila Prado Manssur (integrante da Comesp), Vanessa Ribeiro Mateus (diretora financeira da Apamagis, representando o presidente), demais magistrados, servidores, advogados e frequentadores do fórum.
Comunicação Social TJSP – LV (texto)
imprensatj@tjsp.jus.br