A Comunidade de Sapopemba recebeu, no último sábado (26), a sexta edição do evento “De bem com o CEU”, que pela primeira vez teve a participação do Tribunal de Justiça de São Paulo, intermediada por seu Comitê de Ação Social e Cidadania (CASC). O projeto busca proporcionar um dia de atendimento à comunidade com diversos serviços sociais e atividades voltadas para qualidade de vida e promoção à saúde.
A equipe do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e Cidadania (Nupemec) do TJSP realizou 118 atendimentos. Entre as pessoas recebidas estavam S.S.V. e G.S., que compareceram ao evento para decidir a situação do divórcio. Os dois conversaram e chegaram a um acordo, pacificando o conflito com a ajuda do conciliador. O juiz assessor da Presidência Ricardo Felicio Scaff acompanhou as atividades.
Além disso, a juíza de Santo André, Teresa Cristina Cabral, integrante da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário de São Paulo (Comesp), proferiu palestra sobre a Lei Maria da Penha. Explicou a dinâmica do ciclo da violência, as modalidades de violência contra a mulher (física, sexual, moral, psicológica e patrimonial) e falou, ainda, sobre a construção de uma sociedade de paz, onde homens e mulheres vivenciem suas relações e criem seus filhos pautados no amor, companheirismo e respeito. Também destacou a necessidade do acolhimento e tratamento do agressor.
Outra atividade realizada foi o Futebol de Rua (Fútbol Callejero), criado na Argentina em 1990 e promovido pela ONG Ação Educativa, que contou com o apoio do gestor do CEU, Genésio Cardoso Filho, e do coordenador da ONG Ação Educativa, Vandrigo Lugarezi. Participaram equipes da Escola Romeu Montoro, Polos meninos e meninas de Rua de São Bernardo do Campo, Clube Escola Raul Tabajara, além de frequentadores do CEU local.
Amanhã (3), o CASC levará o projeto “TJ na Comunidade” para o CEU Campo Limpo (Avenida Carlos Lacerda, 678). Das 10 às 11 horas será proferida palestra sobre a Lei Maria da Penha. Também a partir das 10 horas será oferecido atendimento para orientações e conciliações. Às 13 horas começarão as partidas do Fútbol Callejero.
Comunicação Social TJSP – LV (texto)
imprensatj@tjsp.jus.br