Entre fevereiro e março, integrantes da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário do Estado de São Paulo (Comesp) participaram de eventos pelo combate à violência contra mulheres e para o fortalecimento de parcerias, debates jurídicos e apresentação de experiências sobre o tema.
No último dia 19, a juíza Márcia Faria Mathey, da Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de São José dos Campos, se reuniu com dirigentes do Instituto Avon em busca de novas campanhas de prevenção. Há anos o instituto desenvolve ações de responsabilidade social sobre o tema. A juíza Madgéli Frantz Machado (TJRS), titular do 1º Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Porto Alegre, também participou do encontro.
No dia 25, juízes do Fórum Nacional de Juízes de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Fonavid) participaram de reunião em Brasília, na sede da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). O objetivo foi discutir a preparação do VIII Fórum. A juíza Márcia Faria Mathey Loureiro representou o Judiciário paulista.
No dia 26, a desembargadora Maria de Lourdes Rachid Vaz de Almeida representou o Tribunal de Justiça de São Paulo no primeiro encontro do programa Diálogos no Sistema de Justiça para o Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília. O evento, que também contou com a participação da juíza Márcia Faria Mathey Loureiro, pretende estabelecer espaço de diálogo entre os atores do sistema de Justiça responsáveis pelo enfrentamento à violência contra as mulheres e buscar novos desafios para a garantia de seus direitos.
Amanhã (5), a desembargadora Angélica de Maria Mello de Almeida participa de uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher, realizada pela Comissão da Mulher Advogada da Ordem. Na ocasião, a magistrada debaterá o painel ‘A Mulher nos Espaços de Poder’ e fará uma análise crítica da participação feminina nos cargos de liderança na política, no Judiciário, no Ministério Público e na advocacia. O evento será no Teatro gazeta, na Capital.
No próximo dia 18, a Comesp também marca presença no “I Seminário Nacional Protocolo Brasileiro de Entrevista Forense com Crianças e Adolescentes Vítimas e Testemunhas de Violência Sexual – Childhood”. A ação – realizada na Escola Paulista da Magistratura (EPM) e com a participação da Coordenadoria da Infância e Juventude do TJSP – é uma iniciativa do Tribunal de Justiça de São Paulo, da Childhood do Brasil e do fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em parceria com a Escola Nacional de formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).
Comunicação Social TJSP – AG (texto)
imprensatj@tjsp.jus.br