Nesta quinta-feira (24), muitas empresas enviaram representantes à tenda montada no Parque da Água Branca para tentar resolver conflitos. Seguradoras, empresas de eletroeletrônicos, bancos, empresas aéreas e outras demandantes realizaram audiências durante todo o dia.
Marlene da Silva de Jesus compareceu para resolver um problema com o aparelho celular que adquiriu há dois meses, e após tentar contato com a assistência técnica do fabricante por várias vezes, resolveu procurar ajuda na Semana da Conciliação. “O aparelho parou de funcionar e fazia somente chamadas de emergência”, relatou. Após a audiência de conciliação, Marlene se mostrou satisfeita, pois recebeu a garantia de que irá receber o valor investido de volta, para comprar um novo aparelho. O advogado da companhia, Luiz Fernando Rodrigues dos Santos Filho, disse que a empresa trouxe cerca de cem casos para a Senacon. “Excelente oportunidade para a imagem da empresa e também é ótimo para o cliente. Entendemos que é muito importante para fidelização dos clientes, pois resolvemos o problema do consumidor de forma extremamente rápida, que por outros meios, demoraria muito para solucionar. A Samsung, que já participa há alguns anos, também sabe da importância da conciliação e promove a disseminação da cultura da pacificação entre parceiros e clientes”, explicou.
A Mapfre Seguradora, empresa que também participa da Senacon, foi representada pela advogada Aline Pedroso. “A Semana da Conciliação é muito importante porque resolve de forma muito rápida as demandas. É excelente para a empresa, pois diminui os custos e melhor ainda para o consumidor, que consegue receber a resposta com máxima celeridade”, disse. Além disso, segundo a advogada, “o processo em si é muito oneroso para a empresa e, neste evento, a gente consegue pôr fim a muitas ocorrências, além de deixar o cliente satisfeito”, comemorou.
Também nesta quinta feira, casais sem filhos que quiseram se divorciar ou reconhecer a união estável sem ter efetuado o cadastro prévio também puderam resolver suas situações. Foi o caso de Gerusa Maria da Silva e Ricardo Alves Oliveira, residentes da zona norte da Capital. “Estamos juntos desde 1989 e soubemos pela imprensa que hoje poderíamos vir, mesmo sem ter feito o cadastro, para fazer a união estável e trouxemos os documentos, conforme pediram”, disse Gerusa. O casal foi prontamente atendido assim que chegou à triagem e encaminhado à sala de audiência, onde resolveu sua situação.
No período da tarde, na tenda da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário do Estado de São Paulo (Comesp) no Parque da Água Branca, aconteceu uma Roda de Conversa e Orientação sobre a Lei Maria da Penha, Direitos da Mulher e Rede de Atendimento. O encontro teve a participação do Grupo de Mulheres do Centro Social Marista do Jardim Robru; da presidente da Comissão da Mulher Advogada de Taboão da Serra, Maria Amélia Santos Alencar; e das assistentes sociais da Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Região Leste 2 Alba Tereza Sousa de Macedo e Fátima de Almeida Freitas.
No quarto dia da Senacon foram realizadas 78 audiências, com 58 acordos homologados, que movimentaram R$ 83.453,27. No total, 157 pessoas foram atendidas.
Comunicação Social TJSP – HS (texto)
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