Comunicação Social

Matérias Especiais

Correndo aqui e ali, assim é a vida de uma servidora da SAS

        Tem gente que não gosta de fazer caminhada. Correr, então, jamais. Muitos nem imaginam o quanto a caminhada é importante para uma vida saudável, mas a servidora Andréa Cristina Menezes Pires Corrêa conhece os benefícios.

        Atualmente, ela treina corrida quatro vezes por semana. Na terça, quinta e sábado os treinos são mais longos; no domingo, mais leve. Nos outros dias da semana, Andréa faz musculação, pilates e algumas aulas de abdominais. Realmente exercícios e esportes fazem parte da sua vida.

        Natural de São Paulo, filha de Rosa Maria e Francisco de Assis (falecido), mãe de Victor e irmã mais nova de Ricardo e Ligia, Andréa sempre gostou de esporte. "Comecei a correr por acaso, no Clube Ipê. O professor do clube montou uma pequena assessoria e comecei a levar os treinos a sério. No ano de 2010 passei a correr com o treinador Branca”, diz. Andréa conta que a corrida, além da disciplina e do prazer, lhe trouxe grandes amigos e a oportunidade de passear muito com a "desculpa" de participar das provas. Ainda em 2010, fez parte do trio feminino que conseguiu o primeiro lugar nos 75 km da Ultramaratona de Revezamento Bertioga-Maresias. Em 2012, o trio recebeu o quarto lugar. Também em 2010, Andréa foi segunda colocada na Meia Maratona das Praias, realizada na cidade de Bertioga. "Essa prova foi muito disputada nos minutos finais. Só me dei conta de que estava na segunda colocação, e com a terceira no calcanhar, nos últimos 100 metros. Foi uma verdadeira guerra. A diferença entre nós foi de três segundos." 

        No ano seguinte, em 2011, a servidora-atleta angariou a primeira colocação na Corrida de Montanha da Paranapiacaba, que considera uma prova muito difícil em razão do terreno cheio de pequenas trilhas e com muita lama. Os obstáculos não foram somente esses: após tentar passar pela primeira colocada, foi jogada na lama pela adversária. Ajudada por outros corredores, acabou conseguindo a ultrapassagem, sem sequer saber que havia assumido a primeira posição. Ao sair da trilha, já no último quilômetro da prova, foi rodeada por quatro motos da PM que passaram a tocar sirene. Foi aí que descobriu que venceria a prova.

        As duas últimas premiações estão bem fresquinhas e também foram em montanhas. Em março deste ano, na Corrida Igaratá 23 km, na faixa etária 40 a 49 anos, comemorou o 5º lugar.  No último dia 21, na prova Guaranis Race, realizada na reserva indígena na praia de Boraceia, em São Sebastião, foi também a 5ª colocada na mesma faixa etária. Ao todo, ela fez cinco maratonas.

        Em abril deste ano, Andrea correu a primeira ultramaratona sem revezamento. Foi em Cape Town, África do Sul. "A prova se chama Two Oceans e é a mais linda das provas que já participei. Embora duro o treinamento, foi gratificante terminá-la depois de 5h48, tempo, aliás, que me surpreendeu. Esperava ir um pouco mais devagar na primeira ultra e com tanta dificuldade de terreno", relata.

        TJSP e Andréa – ingressou no Tribunal de Justiça de São Paulo em fevereiro de 1989, com 20 anos de idade. Estava no segundo ano do curso de Direito e pensou que seria uma ótima oportunidade trabalhar no Tribunal. A rotina forense já estava no seu sangue. O avô materno foi procurador de Justiça; o tio, juiz; e a mãe, escrevente. Iniciou seu trabalho no 2º Ofício Cível de Pinheiros e também passou por gabinete de 2ª instância, pela extinta Secretaria Geral, pela Secretaria Judiciária e, desde 2010, é diretora na SAS.

        
Projeto Jus_Social – Este texto faz parte do Projeto Jus_Social, implementado em março de 2011. Consiste na publicação no site do TJSP, sempre no primeiro minuto do primeiro dia de cada mês, de um texto diferente do padrão técnico-jurídico-institucional. São histórias de vida, habilidades, curiosidades, exemplos de experiências que pautam as notícias publicadas sobre aqueles que, de alguma forma, realizam atividades que se destacam entre servidores ou magistrados. Pode ser no esporte, em campanhas sociais, no trabalho diário, enfim qualquer atividade ou ação que os diferencie. Com isso, anônimos ganham vida e são apresentados. Com o projeto "Jus_Social", o Tribunal de Justiça de São Paulo ganhou o X Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça 2012 (categoria Endomarketing).

        
Comunicação Social TJSP – LV (texto) / LV e arquivo pessoal (fotos)
        imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP