Comunicação Social

Notícia

Seminário dá dicas para melhoria da qualidade de vida

        Nós vamos morrer! A afirmação pode parecer imprópria e de mau gosto, mas foi a partir dessa verdade absoluta que o filósofo e professor Mário Sérgio Cortella convidou os participantes do V Seminário A importância da Saúde na Gestão das Pessoas a refletirem sobre como estão levando suas vidas.
        Com o tema 'Qual a tua obra?', Cortella, foi o primeiro dos cinco palestrantes do evento, promovido hoje (7) pela Secretaria da Área de Saúde (SAS) do Tribunal de Justiça de São Paulo, no edifício MMDC. O seminário contou com a presença de mais de 400 pessoas, entre coordenadores e supervisores da capital. O objetivo é promover a reflexão desses líderes sobre a importância deles na disseminação de medidas de prevenção de doenças e na promoção de um ambiente de trabalho saudável.
        Com bom humor e descontração, Cortella conseguiu chamar a atenção da plateia para o fato de que não é preciso se preocupar com a morte, porque ela é um fato, mas sim com o que fazemos da vida, para que ela não se torne “vazia, fútil, banal, inútil e morna”. Falou, ainda, sobre como é possível tornar a convivência com família, amigos e colegas de trabalho mais agradável. “É preciso ter consciência da mortalidade e ter humildade para não achar que já sabemos tudo. É perigoso quando a pessoa é arrogante, acha que não tem o que aprender, que não precisa ouvir. Essa pessoa não cresce”, disse.
        Outro ponto abordado por Cortella foi o exercício do poder: "A finalidade do poder é servir à comunidade, o seu grupo. Se uma pessoa usa o poder para servir a si mesmo, então esse poder não serve para nada". 
        A segunda palestra foi proferida pelo cardiologista e também professor Bráulio Luna Filho, sobre o tema 'Cuide bem do seu coração', que apresentou números alarmantes relacionados a problemas cardiovasculares. “De 30 a 35% dos brasileiros falecem em razão de doenças cardíacas”, afirmou.
        Ele explicou que os principais fatores agravantes desses problemas são o nível elevado de colesterol ruim, obesidade, inatividade física, tabagismo, álcool e diabetes. Também deu algumas dicas para melhorar a saúde e respondeu a dúvidas dos participantes.
        Após intervalo para o almoço, a primeira palestra foi da especialista em desenvolvimento de políticas e programas de dependência química e outras compulsões, Silze Morgado, com o tema 'Comportamentos Compulsivos'. O público ainda pode saber mais sobre 'Saúde Mental e Espiritualidade', pelo professor Joel Sales Giglio, e 'A Importância da Atividade Física e do Combate ao Sedentarismo nos Dias Atuais', palestra ministrada pelo ortopedista e especialista em medicina esportiva Samir Salim Daher.
        O V Seminário contou com a presença do desembargador Hamilton Elliot Akel, coordenador da SAS, que fez a abertura do evento e representou o presidente do TJSP, desembargador José Roberto Bedran. “É significativo o fato de esse evento ocorrer hoje, dia 7 de abril, dia mundial da saúde. A data foi instituída em 1948 pela Organização Mundial de Saúde, com o objetivo de alertar sobre os potenciais problemas que podem atingir a população”, disse. Ele também ressaltou que o Tribunal, dentro de suas possibilidades orçamentárias, vem desenvolvendo uma série de ações importantes para a saúde, entre elas campanhas de prevenção e vacinação. E concluiu: “Servidor feliz é servidor saudável física, mental e espiritualmente”.
        Também estiveram presentes ao evento o coordenador do prédio dos gabinetes de desembargadores do Direito Público (edifício MMDC), desembargador Ricardo Mair Anafe; a secretária da SAS, Mariângela Maluf Lagoa; o médio gestor da SAS, Geraldo Danzi Sálvia Filho, representando o diretor do Hospital do Servidor Público Estadual; o diretor técnico do Departamento de Perícias Médicas do Estado de São Paulo, Valter Haddad; os secretários Lilian Salvador Paulo (SPRH); Diva Elena Gatti da Mata Barreto (SGRH); Rodnei Pinto Fernandes (SAB) e Ana Lúcia da Costa Negreiros (SPI).

        Assessoria de Imprensa TJSP – CA (texto) / LV (fotos)
        imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP