Comunicação Social

Notícia

TJSP prestigia posse do corregedor nacional da Justiça

Ministro Campbell Marques ocupará cargo no biênio 2024/2026.

 
Integrantes do Conselho Superior da Magistratura prestigiaram, hoje (3), a posse do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Mauro Campbell Marques, como corregedor nacional de Justiça para o biênio 2024/2026. O corregedor-geral da Justiça de São Paulo, desembargador Francisco Eduardo Loureiro, e o presidente da Seção de Direito Público, Ricardo Cintra Torres de Carvalho, representaram o Judiciário paulista. A cerimônia, transmitida pelo canal do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no YouTube, foi realizada no CNJ.
O novo corregedor substitui o ministro Luiz Felipe Salomão, empossado vice-presidente do STJ no último dia 22 de agosto. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ, ministro Luís Roberto Barroso, saudou Campbell Marques e exaltou sua biografia. “Mauro se junta à equipe do CNJ, onde um grupo admirável de conselheiros já procura trabalhar, para além do papel correcional do Conselho, delinear políticas públicas que tragam integridade, eficiência e proximidade com a população”, afirmou. 
Em seu discurso, o corregedor nacional falou sobre a importância de proteger os biomas nacionais e dedicar atenção especial às ações judiciais que resguardem os direitos dos povos originários. Em seguida, enalteceu a gestão de seu antecessor e reafirmou seu compromisso com a população. “O juiz há de ser sempre o primeiro garantidor de direitos, ser sereno, viver honestamente, atuar com isenção e imparcialidade. Assumo perante o povo aqui presente que esses atributos e qualidades farão parte integrante da matriz avaliadora da disciplina judiciária que exerceremos”, declarou. "Estaremos irmanados para valorizar a Magistratura nacional, exibindo a todos os brasileiros a elevada qualificação moral e técnica de seus membros. O Poder Judiciário brasileiro é grandioso e possui números desafiadores, como é de se esperar para um país continental como o Brasil”, concluiu.
Também compuseram a mesa de honra o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco; o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira; a presidente do Tribunal Superior Eleitoral e ministra do STF, Cármen Lúcia; o presidente do STJ, ministro Herman Benjamin; o presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Lelio Bentes Corrêa; o procurador-geral da República, Paulo Gonet; e presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Beto Simonetti. Integrantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Advocacia, de instituições civis e militares e servidores da Justiça também prestigiaram a solenidade.
 
Mauro Campbell Marques – Natural de Manaus, graduou-se em Ciências Jurídicas pelo Centro Universitário Metodista Bennett, no Rio de Janeiro. Atuou como advogado, e, em 1987, tomou posse como promotor de Justiça do Estado do Amazonas. Em 1999, foi promovido a procurador de Justiça, sendo eleito por três vezes procurador-geral. Foi o primeiro amazonense a tomar posse no cargo de ministro do STJ, em 2008. Atuou como corregedor-geral da Justiça Federal e ministro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), quando exerceu a função de corregedor-geral da Justiça Eleitoral.  Foi diretor-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), entre 2022 e 2024, e coordenou, neste ano, a realização do I Exame Nacional da Magistratura (Enam).
 
Comunicação Social TJSP – BC (texto) / LC (reprodução e arte)
 
Siga o TJSP nas redes sociais:
 


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP